BMW Group e UNICEF anunciam parceria educacional no Brasil para 2024

Foto: Divulgação BMW

No Dia Mundial da Criança, o BMW Group e a UNICEF anunciaram sua parceria de longo prazo sob o slogan “BRIDGE. Educando os jovens para o amanhã, hoje”. A parceria contribuirá para o objetivo global da UNICEF de atingir 10 milhões de crianças e jovens a cada ano por meio da educação. O apoio de longo prazo do BMW Group, com um compromisso inicial de sete anos, ajudará a fornecer educação e desenvolvimento de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para crianças e jovens na África, Ásia e Américas Central e do Sul.

Os empregos relacionados à STEM são o motor do crescimento econômico global, mas prevê-se que milhões desses empregos não serão preenchidos devido a uma lacuna nas habilidades. O problema é mais grave em países de baixa e média renda e muito mais prevalente entre meninas e mulheres. Atualmente, as mulheres constituem uma minoria tanto na educação quanto nas carreiras STEM, representando apenas 28% dos graduados em engenharia, 22% dos trabalhadores de inteligência artificial e menos de um terço dos funcionários do setor de tecnologia em todo o mundo.

Após o lançamento da colaboração entre o BMW Group e o UNICEF na África do Sul em 2023, a parceria será expandida em 2024 para o Brasil, China, Índia, México e Tailândia – todos com necessidades de programas e com presença do BMW Group. A colaboração apoiará programas que vão desde o fornecimento de equipamentos de laboratório até o desenvolvimento de um currículo personalizado de treinamento de professores, desde mentorias até acompanhamento de empregos. Com isso em mente, o BMW Group não está apenas fornecendo apoio financeiro no valor de dois milhões de euros por ano até 2030, mas também contribuindo com sua própria experiência e rede.

Além disso, em 2024, o BMW Group unirá forças com sua rede global de afiliadas e com o envolvimento das partes interessadas para arrecadar fundos para apoiar o trabalho do UNICEF em emergências e crises prolongadas, garantindo assim a continuidade do aprendizado das crianças em ambientes seguros.

“Os jovens de todo o mundo têm o poder e a criatividade para influenciar as sociedades para melhor”, diz Georg Graf Waldersee, Presidente do Conselho de Administração da UNICEF Alemanha. “Precisamos capacitá-los e apoiá-los para que possam se tornar os inovadores e agentes de mudança de amanhã. Porque a transformação sustentável e o caminho para um mundo mais justo e seguro começam onde as mentes jovens se reúnem e descobrem seu potencial – em salas de aula ou laboratórios de trabalho. Estamos orgulhosos e gratos pelo fato de o BMW Group nos acompanhar e apoiar nessa jornada como um forte parceiro do setor privado.”

“No BMW Group, acreditamos que a educação é o motor que impulsiona o desenvolvimento de nossa sociedade”, afirma Ilka Horstmeier, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Diretora de Recursos Humanos, Instalações e Relações Trabalhistas. “Com a UNICEF, temos um parceiro de longa data ao nosso lado que compartilha dessa opinião. Portanto, estou muito satisfeita por unirmos forças com nossa colaboração global a longo prazo a partir de agora. Juntos, faremos a ponte entre a escola e a vida profissional, além de possibilitar a transferência de conhecimento.”

Ilka Horstmeier continua: “Não é importante apenas para nós estarmos engajados em nível global, mas também em nível local. É por isso que, junto com a UNICEF, nos envolvemos nas unidades do BMW Group em todo o mundo. Além disso, é ótimo que possamos dar à nossa rede diversificada de partes interessadas a chance de se envolver e participar da parceria para garantir a educação básica para crianças em situações de crise.”