Boehringer Ingelheim anuncia parceria para pesquisa em oncologia canina

Foto: Unsplash

A Boehringer Ingelheim global anunciou uma parceria com a CarthroniX, empresa biofarmacêutica que desenvolve tratamentos baseados em pequenas moléculas para doenças degenerativas e associadas ao envelhecimento, para desenvolvimento de tratamentos micromoleculares para tratamento oncológico canina.

Ainda que a oncologia de cães não tenha tantas opções terapêuticas como as outras áreas da medicina veterinária, a Boehringer Ingelheim se propôs a investir nesta demanda para ampliar as fronteiras e garantir o bem-estar dos animais caninos, bem como reforçar seu compromisso com a pesquisa e inovação visando a saúde animal. “O câncer é a doença que mais leva à morte em cães e as terapias atuais para tratar os cânceres caninos, geralmente, são inespecíficas e podem ter efeitos colaterais significativos. Portanto, estamos procurando novas opções de tratamentos para dar apoio aos veterinários no cuidado com os animais”, afirmou a líder de pesquisa em oncologia da divisão de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim, Dra. Marlene Hauck.

A parceria entre as duas empresas testará uma série de micromoléculas fornecidas pela CarthroniX para determinar o impacto dos canceres nos cães. Este tipo de pesquisa já mostrou bastante potencial contra a doença em humanos. 

O Head da Divisão de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim no Brasil, Xavier Andivia, ressaltou a importância da colaboração. “É muito importante que a Boehringer Ingelheim faça parcerias deste tipo em âmbito global, pois os resultados dela refletem em todos os países em que a empresa atua, como é o caso do Brasil. Buscamos sempre trabalhar com tecnologias inovadoras e vemos a possibilidade de definir um novo paradigma no tratamento de cânceres caninos, reduzindo o sofrimento dos cães afetados por essa doença e obtendo grandes impactos na promoção do bem-estar dos animais em todo o mundo”, disse.

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de  4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países.