Boehringer Ingelheim apoia projeto do Instituto Semear para jovens de baixa renda

Foto: Pixabay

A farmacêutica Boehringer Ingelheim renova a sua parceria com o Instituto Semear em um projeto de desenvolvimento educacional de jovens. A iniciativa disponibiliza bolsas de estudo, programas de mentoria e rede de contatos para que jovens de baixa renda, matriculados em universidades públicas, não deixem a graduação por falta de recursos financeiros.

De acordo com dados de 2019 da pesquisa socioeconômica do IBGE, ao concluírem o ensino médio, seis em cada dez jovens não ingressam no ensino superior. Isso porque muitos precisam trabalhar ou não têm recursos financeiros para bancar os estudos. Buscando reverter esse cenário, o Instituto Semear auxilia, anualmente, jovens que estão cursando o ensino superior em instituições públicas por meio de uma ajuda de custo dedicada especialmente a questões universitárias. Além disso, o programa também oferece mentoria com profissionais e rede de contatos com empresas parceiras de diversos setores. Nos últimos dois anos, 88 jovens não deixaram a faculdade graças ao apoio do projeto.

“Nossos resultados só são possíveis a partir do investimento de pessoas e empresas que nos oferecem o meio para construir uma terra fértil ao desenvolvimento desses jovens. A Boehringer, mais uma vez, apoia a permanência estudantil e, consequentemente, o encerramento dos ciclos de pobreza em que os apoiados vivem, através do incremento de renda ao se formarem no ensino superior. Somos gratos pelo apoio e vamos juntos construir a mudança social que almejamos”, revela Tatiane Santos, Gerente de Relacionamento Institucional no Instituto Semear.

Em 2020, a Boehringer presta seu apoio investindo em bolsas de estudo para cinco jovens, durante um ano. Além disso, os colaboradores da companhia tiveram a oportunidade de prestar mentorias aos participantes do projeto, dividindo suas experiências profissionais e perspectivas do setor, para auxiliar na construção de carreira dos futuros profissionais. Ao todo, 82 funcionários se voluntariaram para compartilhar suas histórias e conhecimentos.

Desde a criação do projeto, em 2010, o Instituto Semear já permitiu a graduação de mais de 400 profissionais, tendo como propósito investir tempo além da universidade, promovendo ações de aprendizado, construindo relações e enfrentando problemas práticos.