Boehringer Ingelheim é reconhecida no ranking Étnico-Racial do Great Place to Work

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A Boehringer Ingelheim foi reconhecida em 19º lugar pelo Great Place to Work no ranking Étnico Racial. A certificação reafirma a dedicação da companhia em promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde a diversidade étnico racial é valorizada e respeitada. Demonstra ainda os esforços da farmacêutica em integrar a diversidade em sua cultura organizacional, impulsionando a criação de um local de trabalho onde todas as vozes são ouvidas e todas as experiências são valorizadas.

Após receber o reconhecimento na categoria Mulheres, em 2023, essa é a primeira vez que a empresa é reconhecida no ranking Étnico Racial, o que demonstra a evolução de suas práticas e um compromisso perene com a excelência no ambiente de trabalho, onde a diversidade, equidade e inclusão são pilares fundamentais da cultura organizacional.

“A Boehringer Ingelheim tem orgulho de ser reconhecida no ranking Étnico Racial do Great Place to Work pela primeira vez. Este reconhecimento é uma prova do nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Por isso, somos comprometidos em avançar nessa jornada, trabalhando para promover a igualdade de oportunidades, ampliar a representatividade e criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo para todas as nossas pessoas”, afirma Esteban Blanco Ziegler, Diretor de Recursos Humanos da Boehringer Ingelheim Brasil.

Para fomentar a pluralidade, a farmacêutica implementou ações relevantes como o programa de estágio focado em ampliar o número de pessoas negras na organização e prepará-las para próximos passos de crescimento na carreira. Atualmente, 35% dos estudantes que atuam na empresa autodeclaram-se negros ou pardos. Além disso, a companhia obteve crescimentos expressivos no número de pessoas negras em todos os níveis da organização. Nos últimos três anos, houve um aumento de 15% em relação ao quadro geral de pessoas e um avanço de 6% nas posições de liderança, resultado de ações intencionais que incluíram o letramento dos colaboradores em temas como racismo estrutural, campanha de autodeclaração racial com apoio de instituições especializadas e constante diálogo sobre vieses inconscientes. Neste ano, a novidade é um programa de mentoria para pessoas negras.

Outra ação de conscientização foi a implementação de um Guia de Comunicação Inclusiva, fundamental para que todas as pessoas se sintam acolhidas e representadas. O material se propõe a esclarecer dúvidas sobre como dialogar e oferecer dicas para rever o uso de expressões que podem desrespeitar alguma pessoa ou grupo. Além disso, a companhia possui Grupos de Afinidade voltados para LGBTQIA+, raça, gênero e pessoas com deficiência. Ao todo, mais 200 colaboradores(as) estão inscritos(as) e engajados(as) nesses coletivos, sendo responsáveis por articular as iniciativas e disseminar a cultura de diversidade na empresa. A farmacêutica estabeleceu objetivos claros para ampliar a representatividade e garantir a equidade e a inclusão nestes quatro pilares dentro da organização, sendo o diálogo aberto a principal alavanca para o sucesso nesta ambição.