Böllhoff lança tecnologia de vedação para fixação de baterias em veículos elétricos

Foto: Divulgação Böllhoff

A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, lança tecnologia que garante total vedação da fixação empregada em baterias para veículos elétricos. Chamada RIVKLE® Auto Seal Inspect, a solução automatizada da Böllhoff é integrada aos cabeçotes para automação (RIVKLE® automation), assegurando total estanqueidade (grau de proteção IPX7) e controle 100% funcional.

“A Bölhoff já oferece tecnologias com elevado nível de controle de sistemas de fixação”, destaca Flávio Silva, CEO da Böllhoff no Brasil. “Com um DNA de inovação e foco em segurança, nossa equipe trabalha continuamente para o desenvolvimento de soluções automatizadas. Exemplo é esta nova tecnologia de inspeção de vedação automática, onde o sistema Auto Seal Inspect é integrado à etapa de instalação nos cabeçotes de aplicação RIVKLE®, para nossas porcas rebite vedantes RIVKLE® Seal Ring”.

Para os fabricantes de veículos elétricos, a solução automatizada de validação de vedação da Böllhoff evita o risco crítico de vazamento do perímetro da bandeja da bateria, seja pela perda da vedação ou por uma não conformidade da aplicação.
“No caso de vazamento, o trabalho de isolamento da bateria do veículo elétrico, sua desmontagem total, detecção do furo, reparo, uma nova montagem e testes, são operações que demandam dinheiro e tempo. Por isso, a validação e testes automáticos inseridos desde o princípio do processo de fixação, pode garantir uma produção mais eficiente e uma completa estanqueidade do componente. Dessa forma, é possível assegurar um produto bem instalado”, completa o CEO da Böllhoff.

O RIVKLE® Auto Seal Inspect da Böllhoff realiza testes automáticos de estanqueidade diferentes, que estão de acordo com o padrão de estanqueidade IPX7 (ISO20653) ou conforme o projeto do cliente.

Os testes podem ser realizados antes da aplicação; antes e depois da aplicação; ou somente após a aplicação. “Recomendamos que os testes sejam realizados pelo menos antes, pois caso seja identificado um vazamento a porca rebite é substituída de forma automática pelo próprio cabeçote de aplicação RIVKLE®, sem qualquer intervenção humana”, finaliza Flávio Silva.