Bosch apoia a Volkswagen no desenvolvimento do primeiro caminhão brasileiro 100% elétrico

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch é uma das integrantes do e-Consórcio e parceira da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) na produção e-Delivery, primeiro caminhão elétrico totalmente idealizado e produzido no mercado brasileiro. Para esse projeto, a Bosch desenvolveu uma unidade de controle veicular com maior poder de processamento e robustez para atender as necessidades da VWCO. O software base veio da Alemanha e para conseguir nacionalizar, levando em consideração todas as especificidades do mercado local e o prazo para desenvolvimento, a empresa contou com o conhecimento técnico de um time multifuncional de 30 engenheiros localizados no Brasil, Alemanha, Índia, Áustria e Vietnã.

Os veículos comerciais com motorização elétrica, especialmente os de entregas, são uma excelente alternativa para o intenso “anda e para” do trânsito nos centros urbanos. Um caminhão de entrega, por exemplo, circula quase 100 quilômetros por dia nas cidades levando até 11 toneladas de peso bruto total. Além de um elevado poder de processamento, o componente fornecido pela Bosch também é responsável pelas funções da mobilidade na arquitetura eletroeletrônica do e-Delivery, além de fornecer as soluções de software embarcado para a eletrificação veicular.

“Para a Bosch, além de participar desse protagonismo da mobilidade elétrica idealizada pela VWCO, esse projeto marca o início do fornecimento de produtos e serviços de engenharia para eletrificação. A partir de agora contamos com mais esse Know how para atender as demandas dos nossos clientes locais”, ressalta Alexandre Uchimura, Gerente de Novos Negócios de Eletrificação da divisão Powertrain Solutions da Bosch.