Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na América Latina

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2022 com vendas totais de 10,3 bilhões de reais na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, um crescimento de 11,5% em comparação com 2021. “Esse crescimento robusto reforça que estamos no caminho certo com a nossa estratégia de longo prazo e de investimentos em soluções de produtos e serviços com alto valor agregado para os mercados onde atuamos, inclusive com forte potencial de exportação”, destaca Gastón Diaz Perez, CEO e Presidente da Robert Bosch América Latina. Os setores de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial contribuíram diretamente para atingir o resultado positivo na região.

Especificamente no Brasil, as operações do Grupo foram responsáveis por 74% do volume de vendas na região. Seus mais de 10 mil colaboradores no país contribuíram para atingir um faturamento de 7,8 bilhões de reais em 2022, sendo 23% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

No que se refere a 2023, a Bosch segue com uma visão positiva, porém cautelosa. “Em momentos de maior volatilidade, é ainda mais importante garantir a solidez financeira da empresa por meio do equilíbrio entre rentabilidade e investimentos. Neste cenário, esperamos um crescimento moderado das vendas para este ano”, ressalta Diaz Perez.

Investimentos e estratégia de longo prazo na América Latina

A Bosch está presente na América Latina desde 1924 e atualmente emprega cerca de 11.500 colaboradores que contribuem para que a região seja cada vez mais importante para o Grupo Bosch mundial. “Em 2010, sem considerar o Brasil, os demais países da América Latina eram responsáveis por cerca de 6% do faturamento da Bosch na região. Hoje esse número passou para 26%, ou seja, estamos crescendo fortemente na América Latina graças a nossa estratégia de expansão regional”, ressalta Diaz Perez. O desafio é elevar essa participação para 30% nos próximos anos.

Em 2023, a empresa planeja investir cerca de 290 milhões de reais na América Latina a fim de manter o desenvolvimento, a eficiência e a competitividade de suas unidades fabris. Para tanto, a empresa aplicará seus esforços na digitalização das linhas de produção do setor da mobilidade, em serviços de conectividade, gestão do ferramental industrial, na nacionalização de linhas de ferramentas a bateria e com cabo, implementação de soluções de Indústria 4.0, novos projetos e softwares.

Vale ressaltar ainda que na América Latina, a Bosch investe anualmente cerca de 7% das vendas na região em P&D, inovação e digitalização para prover soluções tecnológicas para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração, indústria e tecnologia da informação.