O envelhecimento da sociedade e a escassez de mão de obra são tendências sociais que estão impactando o século XXI e é algo que afeta quase todas as empresas. “A Bosch está enfrentando esses desafios como uma empregadora comprometida. Estamos nos concentrando em treinamento e qualificação, bem como na tecnologia inteligente que facilita o trabalho dos colaboradores”, afirma Stefan Grosch, Membro da Direção Mundial da Bosch e Diretor da Área de Relações Industriais.
Em 2022, a empresa ofereceu mais de 30.000 sessões de treinamento em todo o mundo, com a participação de mais de 520.000 colaboradores da Bosch, com foco em expertise tecnológica. Mais de 130.000 participantes puderam adquirir conhecimentos em tecnologias do futuro como eletromobilidade, engenharia de software e Indústria 4.0. “Analisando as métricas do primeiro semestre do ano, esperamos treinar cerca de 50% mais colaboradores da Bosch em 2023 do que no ano anterior”, diz Grosch. Este compromisso com a formação profissional não termina nas portas da própria empresa.
Com universidades corporativas, centros de treinamento e cursos de capacitação, a Bosch também oferece a outras empresas, clientes e partes interessadas a oportunidade de adquirir conhecimento. No que diz respeito à Indústria 4.0, por exemplo, a empresa disponibiliza externamente mais de 100 programas de treinamento da Bosch sobre digitalização e conectividade na produção via Bosch Connected Industry, da Bosch Rexroth e de institutos de formação.
Treinamento: nutrir talentos individuais para o sucesso coletivo
De acordo com a Comissão Europeia, três quartos das empresas na União Europeia relatam dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados e apenas 37% dos adultos se envolvem em desenvolvimento profissional com regularidade. “A Bosch promove a aprendizagem contínua. Esta é a chave para um sucesso profissional e de negócios duradouros”, diz Grosch. Isso também é essencial para a produção econômica de um país. “Se quisermos manter a prosperidade na Alemanha e continuar a ter sucesso como uma nação exportadora e industrial, nós temos que investir ainda mais em qualificação e tecnologia inteligente, além de incentivar ativamente as pessoas a se inscreverem”, comenta Grosch.
A Bosch oferece a todos os colaboradores a oportunidade de desenvolvimento profissional. Em 2022, os colaboradores da empresa participaram em média de um a dois cursos de capacitação, além disso, eles ainda concluíram de dois a três cursos online. Cerca de 6.000 seminários, particularmente completos, tratam das tecnologias do futuro, com duração média de dois dias. A digitalização, muitas vezes, determina não apenas o tema e o conteúdo dos cursos de capacitação, mas também seu formato: em 2022, os cursos online representaram dois terços de todas as horas de treinamento para os colaboradores da Bosch.
“A digitalização está se tornando um impulsionador de treinamento para as empresas e sua força de trabalho; permite o aprendizado independentemente do local e do tempo e dá às pessoas a chance de experimentar novas tecnologias, como a inteligência artificial em primeira mão”, diz Tanja Rückert, Membro da Direção Mundial e Chief Digital Officer do Grupo Bosch. Só no ano passado, a Bosch investiu cerca de 300 milhões de euros em desenvolvimento profissional para os seus colaboradores. “Na Bosch, desenvolvemos ‘tecnologia para a vida’. Para fazer isso, precisamos da equipe certa com pessoas talentosas em todas as posições, e precisamos que elas aprimorem e expandam continuamente suas habilidades”, afirma Grosch.