Bosch celebra 50 anos de ação social no Brasil

Divulgação – Bosch

Em 2021, a Bosch celebra 50 anos de ação social no Brasil. Uma trajetória que começou em 1971, com a Associação Beneficente Robert Bosch, que nasceu com o objetivo de manter estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais, convênios com hospitais e organizações além de promover, incentivar e fomentar pesquisas científicas. A partir de 2004, foi estabelecido um novo conceito e foco de atuação – a educação de jovens – transformando a Associação em Instituto Robert Bosch (INRB).

Atualmente, a organização auxilia cerca de 3.300 jovens em seu desenvolvimento pessoal e profissional, com iniciativas para o fomento de competências para o mercado de trabalho. Para isso, o Instituto atua em conjunto com escolas públicas, além de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) na busca de minimizar as desigualdades sociais e abrir as portas para oportunidades educacionais. O INRB conta ainda com parceiros nas comunidades do entorno das localidades da Bosch no país: Campinas (SP), Itatiba (SP), Curitiba (PR), Campina Grande do Sul (PR), Joinville (SC), Pomerode (SC) e Simões Filho (BA).

O Instituto também possui diferentes cursos e parcerias de qualidade, como o Sesi e o Formare, realizado com a Fundação Iochpe, que visa a aprendizagem profissional de jovens e estudantes de baixa renda por meio da ação voluntária dos colaboradores de Campinas e Curitiba.

Voluntariado

Em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado e para a Bosch essa é uma data significativa e que reforça o trabalho em prol da transformação social. Hoje, cerca de 370 voluntários da Bosch atuam como educadores, incentivadores ou apoiadores dos projetos do Instituto Robert Bosch, cooperando anualmente com cerca de 3.300 jovens das comunidades em que a empresa está inserida, por meio de diversas iniciativas promovidas para a melhoria da qualidade de vida, como palestras, mentorias e aulas de reforço escolar.

Além do comprometimento com a transformação social, os voluntários do Instituto Robert Bosch têm a oportunidade de aprender com essas vivências, levando essas experiências para a vida pessoal e para o ambiente de trabalho. “A maior importância do trabalho voluntário é o quão gratificante é fazer o bem para o próximo, sem esperar nada em troca. Quem sem beneficia nestas trocas é sempre quem se doa. O trabalho voluntário é transformador na minha vida”, conta Rafael Tenca, colaborador da Bosch e voluntário dos projetos do Instituto desde 2011.

De acordo com Carlos Abdalla, diretor do Instituto Robert Bosch, a companhia entende que suas atividades empresariais devem estar em plena harmonia com os interesses da sociedade. “Essa responsabilidade faz parte da companhia desde que seu fundador, Robert Bosch, criou a Fundação Robert, em Stuttgart, em 1964. Para nós é muito gratificante comemorar 50 anos de ações em prol da educação e da transformação social aqui Brasil. Estamos certos que temos muito mais para contribuir”, destaca.