Bosch e AWS colaboram para digitalizar a logística

Foto: Pixabay

A Bosch e a provedora de serviços de nuvem Amazon Web Services (AWS), com sede nos EUA, firmaram uma parceria estratégica para oferecer mundialmente às empresas de logística e transportadoras serviços digitais por meio de uma plataforma hospedada pela AWS. Para esta colaboração, a Bosch será a responsável pelo desenvolvimento e operação da plataforma de logística que funcionará, de maneira simplificada, como um mercado de serviços digitais, enquanto a AWS contribuirá com sua ampla oferta e experiência em nuvem. No futuro, ambas as empresas planejam oferecer suporte para diversos serviços a partir de uma única fonte: desde a utilização da capacidade de frotas de veículos comerciais até o monitoramento de fluxos de mercadorias e processamento de pedidos.

O diferencial desta plataforma é que ela criará todo um ecossistema e um ambiente de software no qual transportadoras e despachantes de carga podem selecionar, reservar e executar serviços de diferentes fornecedores para atender necessidades específicas. A plataforma também permitirá a integração de aplicações que já são relevantes para o mercado em sistemas de gestão de transporte. Graças ao uso compartilhado de dados disponíveis em veículos comerciais como da gestão de frotas, por exemplo, também é possível vincular e permitir a interação entre diferentes serviços de diferentes áreas, o que facilita a sinergia.

O marketplace estará disponível para todos os provedores de serviços de logística digital. Como benefício, o sistema também facilitará a interação entre uma variedade de serviços e dados, permitindo que as empresas de transporte e logística aproveitem oportunidades de digitalização sem precisar criar seus próprios projetos de TI, que geralmente possuem alto custo e utilização de diversos recursos. Ainda, a indústria e os consumidores poderão contar com a confiabilidade e transparência na entrega de mercadorias e encomendas. O projeto está programado para ser apresentado na Hannover Messe e lançado, inicialmente, na Europa, Índia e EUA no fim de 2022.