Bosch e Grupo PTV criam aliança para melhorar a qualidade do ar

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch e o Grupo PTV, líder global do mercado de software para mobilidade e transporte, uniram forças para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões provenientes do tráfego nas cidades. A nova parceria combina o know-how da Bosch em mensuração, modelagem e análise de dados com o conhecimento em planejamento e simulação de tráfego da PTV, a fim de fornecer às cidades ferramentas que possibilitem conciliar mobilidade e qualidade do ar de forma eficiente. Enquanto muitas localidades na Europa e ao redor do mundo estão enfrentando problemas com a poluição do ar, as duas empresas podem ajudar mais de dois mil clientes em potencial em mais de 120 países com essa solução inovadora.

O primeiro resultado da operação já foi implementado. Dados precisos de emissões da Bosch agora estão disponíveis no software de simulação de tráfego PTV Vissim. Eles são gerados por meio da plataforma da Bosch Air Quality, baseada em nuvem, que se fundamentam em informações detalhadas de tráfego. No PTV Vissim, os planejadores de cidade e tráfego podem imediatamente ver como as diferentes mensurações do trânsito, como o controle de sinal adaptado, podem afetar as emissões do veículo e a qualidade do ar.

“Medidas que melhoram a qualidade do ar têm um papel importante, especialmente nas cidades. A implementação dessas ações requer dados precisos e simulações do tipo e propagação de emissões e imissões. Assim, nossa colaboração cria uma base para a melhoria da qualidade do ar a longo prazo, por meio do controle do tráfego, por exemplo”, disse Christian Stach, Vice-Presidente executivo da divisão de Powertrain Solutions da Bosch.

“Ar com melhor qualidade é um fator vital quando se trata de criar áreas urbanas habitáveis e sustentáveis. Ao mesmo tempo, nossas cidades estão crescendo, com cada vez mais pessoas e mercadorias em movimento. Juntas, a Bosch e a PTV podem capacitar as cidades para tomarem decisões assertivas e melhorarem efetivamente a qualidade do ar”, afirmou Christian U. Haas, CEO do Grupo PTV.

A Bosch e o Grupo PTV estão planejando outros desenvolvimentos inovadores que serão implementados em uma plataforma de dados compartilhada. As informações de emissões geradas por meio da inteligência artificial (IA) serão integradas a partir da nuvem da Bosch nas várias soluções de software da PTV. Além disso, um time de especialistas de ambas as empresas está trabalhando em um “painel da cidade” holístico, que permitirá aos usuários analisarem e visualizarem os dados de qualidade do ar em tempo real. Esse tipo de solução ajudará a tratar uma variedade de aspectos dentro do conceito de “cidade inteligente”, como localização ideal das estações de recarga, soluções de mobilidade sustentável, transporte de mercadorias na última milha, entre outros.