Bosch forma jovens aprendizes com foco em carreira voltada para tecnologia

Foto: Divulgação Bosch

No final de dezembro, após dois anos sem cerimônias presenciais, a Bosch realizou a formatura de 64 alunos da Escola Técnica de Aprendizagem da Bosch (ETS) nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manufatura digital e Técnico em Mecatrônica. Com a presença de alunos, familiares, colaboradores e parceiros, o evento celebrou a graduação de novos talentos com foco em tecnologia.

Desde 2021, a ETS adicionou novos cursos em seu portfólio a fim de atender a indústria do futuro, como Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Soluções Digitais) e Operador de Fabricação Mecânica (Manufatura Digital). Dessa forma, jovens de 16 a 19 anos contam com uma formação técnica como diferencial competitivo para suas carreiras.

A educação sempre foi um dos principais pilares de filosofia do Grupo Bosch, que, desde a sua fundação em 1886, acredita que este é o caminho para um futuro sustentável. No Brasil, a ETS foi criada há mais de 60 anos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e já formou aproximadamente 1500 alunos na planta de Campinas com taxa de retenção na empresa em torno de 90% nos últimos 10 anos não apenas nas áreas fabris, mas também em atividades administrativas das diferentes divisões de negócios. Além disso, os aprendizes do programa Bosch-Senai ganharam diversos prêmios em competições nacionais e internacionais.

Curso inédito no país

A formação dual de Análise e Desenvolvimento de Sistemas concomitante com o programa de formação interno na empresa de Técnico em Soluções Digitais é inédita no país, foi concebida pela Bosch e é voltada para formar desenvolvedores que podem atuar na empresa depois de formados ou ir para o mercado de trabalho. Além da formação técnica, os alunos também têm aulas de inglês, que é mandatório da área. O curso também tem vagas afirmativas, atualmente são 46% mulheres e 54% homens, 34% negros e 8% PCD.