Bosch impulsiona eletrificação com novas soluções

Foto: Pixabay

A Bosch está impulsionando a eletrificação das suas tecnologias e soluções para a utilização sustentável da energia. O consumo global de energia duplicou nos últimos 50 anos – e continua a crescer cerca de 2% ao ano. Os combustíveis fósseis representam atualmente cerca de 80% do consumo global de energia.

“A Bosch está focando em digitalização, eletrificação e no hidrogênio, para colaborar com as demandas globais em termos de energia, considerando o uso eficiente de recursos. Para um futuro com baixas emissões, estamos otimizando a utilização de fontes de energia tradicionais, impulsionando a eletrificação na mobilidade, nos edifícios comerciais e nas residências. Além disso, estamos explorando novas fontes de energia sustentável – com o hidrogênio desempenhando um papel central”, afirma Tanja Rueckert, Membro da Direção Mundial do Grupo Bosch.

A Bosch é uma fornecedora líder em toda a cadeia de valor da eletromobilidade. O estacionamento autônomo, solução inovadora da empresa, conquistou o CES® 2024 Innovation Award da Consumer Technology Association (CTA). Em uma garagem equipada com sistema de estacionamento autônomo (automated valet parking), os carros elétricos com esta nova tecnologia podem dirigir-se sozinhos até ao lugar de estacionamento disponível com ponto de recarga. Com apenas um toque num smartphone, um robô carrega a bateria sem qualquer intervenção humana. Assim que a recarga estiver concluída, o veículo manobra sem condutor para outra vaga de estacionamento, deixando o lugar livre para o próximo carro.

“Cada passo em direção a uma maior conveniência na eletromobilidade aumenta não apenas a sua atratividade, mas também a sua aceitação” ,diz Rueckert.

O desenvolvimento da eletromobilidade em todo o mundo está levando a uma grande procura pelos semicondutores de carboneto de silício (SiC), pois são um componente chave para a mobilidade eletrificada. Utilizando processos desenvolvidos pela própria empresa, a Bosch produz chips de SiC na sua fábrica de semicondutores em Reutlingen, Alemanha, desde 2021, e está investindo atualmente mais de 1,5 mil milhões de dólares em uma nova fábrica em Roseville, Califórnia. Esta mudança fortalecerá a rede internacional de fabricação de semicondutores da empresa. O objetivo é iniciar a produção dos primeiros chips SiC nos EUA até 2026 e, assim, aumentar em dez vezes a produção nos próximos anos. Nos carros elétricos, os chips SiC ampliam a autonomia e tornam o carregamento mais eficiente, já que as perdas de energia são até 50% menores. Além disso, estes chips também permitem que o carro viaje mais longe com uma única carga de bateria – em média, o alcance é até 6% maior do que com chips com base em silício.