Bosch investe em projetos incentivados nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte

Foto: Divulgação – Bosch

A Bosch acredita que suas atividades empresariais devem estar em plena harmonia com os interesses da sociedade, por isso busca apoiar diferentes ações que visam a educação de jovens e a transformação social das comunidades onde a empresa está inserida. Com o apoio do Instituto Robert Bosch (INRB), braço social do Grupo Bosch no País, e por meio das diferentes leis de incentivos, este ano a empresa irá apoiar projetos nas áreas da saúde, educação, esporte e cultura.

Um exemplo disso é a retomada do Festival de Teatro de Curitiba, idealizado pela Parnaxx. O espetáculo retornou no dia 29 de março para comemorar o 329º aniversário da cidade de Curitiba e os 30 anos do Festival, que reúne aproximadamente 200 atrações. Neste ano, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bosch destinou parte dos recursos do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, por meio de incentivos fiscais, para contribuir com esse momento de valorização cultural.

Para Karina Martins, psicóloga e Líder da iniciativa estratégica de saúde da Bosch em Curitiba, o teatro e as artes de forma geral possibilitam a prevenção de questões ligadas à saúde mental e geram o bem-estar. “Nos serviços de saúde, as artes podem ser utilizadas para complementar ou aprimorar os protocolos de tratamento. Vários estudos demostram os benefícios das artes para saúde mental e física. Quando a Bosch se propõe a patrocinar projetos culturais e incentivar o colaborador a participar, mostra sua preocupação com a promoção de saúde e do bem-estar das pessoas“, explica.

Projetos que ajudam a transformar vidas

Além do patrocínio ao Festival de Teatro de Curitiba, a Bosch destinou recursos à outras inciativas como o Projeto Arte do Bem que, por meio de espetáculos com artistas renomados, auxilia em ações de combate ao câncer infantil por intermédio da renda revertida para Instituto Boldrini, também de Campinas.

O combate ao câncer é foco de outro projeto apoiado pela Bosch, dessa vez via o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Trata-se de uma pesquisa para criação de uma “biblioteca” de edemas a partir da biópsia de pacientes com câncer de mama para desenvolvimento da uma plataforma de testes terapêuticos personalizados em tumores de mama. O projeto, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), utiliza a inteligência artificial a favor da pesquisa em saúde e foi uma indicação da área de inovação da empresa.

Por meio da Lei do Esporte, a Bosch decidiu contribuir também com um grupo de meninas de Valinhos/SP em situação de vulnerabilidade social e com talento para o vôlei. Elas são do time feminino Valinhos Vôlei IR e representam a cidade em campeonatos em âmbito regional, estadual e até nacional.

“As leis de incentivos são sociais, pois permitem destinar uma parte do imposto de renda para uma causa que a empresa se identifica. Para o INRB, essas ações permitem ampliar as atuações sociais da Bosch nas comunidades onde a empresa está inserida. Nós temos no nosso DNA, a cultura de aproveitar essas oportunidades para fazer mais pela sociedade. Esses projetos também ajudam a aproximar, não só o colaborador do Instituto, mas também os jovens da comunidade a terem acesso à cultura e a Bosch como um todo“, afirma Dirceu Puehler, Coordenador do Instituto Robert Bosch.

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