Bosch RideCare – Transparência para todas os envolvidos em caronas

Fonte: Divulgação Bosch

Para experimentar os benefícios do transporte compartilhado na economia compartilhada, há uma responsabilidade a ser dividida entre motorista e passageiro a fim de uma experiência confortável. Pensando nisso e, para permitir transparência e objetividade em caso de conflitos, a Bosch lançou um novo reforço de segurança para compartilhamento de viagens – o RideCare.

O RideCare é uma câmera inteligente conectada direcionada para motoristas de táxi ou que oferecem caronas que fornece monitoramento e transparência. A solução permite que o motorista e o passageiro sejam responsabilizados para impedir comportamentos indesejados durante as experiências de carona e permite respostas rápidas e apropriadas quando há um problema.

Embora a maioria das viagens compartilhadas ocorra sem incidentes, os relatórios de segurança dos líderes da indústria do setor relataram um número relevante de ataques ao longo de um período de vários anos, mesmo durante a pandemia, quando o compartilhamento de viagens caiu.

“O que leva o parceiro Bosch RideCare além de uma simples câmera de painel é que ele é integrado com um serviço que fornece ajuda ativa por especialistas treinados de um centro de serviço quando necessário”, disse Christoph Hartung, Presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

O produto, que foi apresentado pela primeira vez na CES® 2023, foi homenageado como o CES® 2023 Innovation Awards Best of Innovation na categoria Entretenimento e Segurança no veículo.

Os motoristas de táxi ou que oferecem caronas podem dirigir tranquilamente sabendo que todas as viagens são monitoradas por meio da solução RideCare e carregadas com segurança na nuvem em caso de eventos acionados. Um item de iluminação na frente do dispositivo RideCare permite que motoristas e passageiros saibam que o serviço está ativo, gerando tranquilidade e um efeito de dissuasão.

Desenvolvido para motoristas de carona

O RideCare foi projetado conforme as necessidades dos motoristas de carona, que buscam soluções pontuais e objetivas para possíveis conflitos que possam ocorrer no veículo a fim de manter sua reputação e conseguir atingir o volume desejado de corridas até passar para a próxima.

Para garantir que a solução se encaixe na experiência do motorista de carona compartilhada, a Bosch está colaborando com o Gridwise, um aplicativo de negócios líder para motoristas de carona compartilhada e de entrega, para realizar pesquisas de usuário e validar o ajuste do produto ao mercado. O Gridwise fornece insights para motoristas de compartilhamento de viagens e entregas para ajudá-los a maximizar seus ganhos e acompanhar o desempenho de seus negócios em um só lugar. 

Sensores permitem segurança

O dispositivo possui vários sensores para monitoramento de viagens compartilhadas. Uma câmera interna e externa fornece visibilidade – especialmente durante a noite – tanto para o interior quanto para o exterior do veículo.

A experiência da Bosch na fusão de sensores usando áudio, vídeo e dados da unidade de medição inercial, juntamente com o uso de inteligência artificial para analisar os dados, permite a detecção de aspectos como o início e a parada de uma viagem para permitir um melhor gerenciamento das filmagens.

O dispositivo também fornece verificações de integridade ativas, incluindo detecção de adulteração e alertas. Algoritmos inteligentes podem reconhecer e enviar um alerta se o campo de visão do dispositivo for comprometido ou bloqueado.

Acompanhando o dispositivo RideCare, há um botão SOS sem fio no veículo que o motorista pode pressionar para ativar uma chamada de emergência para um centro de serviço da Bosch. Desde que o veículo esteja dentro do alcance da conectividade móvel, operadores de chamada de emergência treinados estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e podem examinar o veículo ao receber uma chamada.