Bosch tem solução para logística farmacêutica

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, traz para o Brasil sua solução de monitoramento inteligente da cadeia fria. Amplamente consolidada na Europa, ela atende a nova regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a RDC 304/2019, que entrou em vigor em março de 2020, estabelecendo requisitos sobre boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. A normativa tem entre as principais especificações a qualificação térmica, monitoramento e controle de temperatura, além de outras exigências significativas para garantia da qualidade de todo o processo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 50% das vacinas produzidas em todo o mundo chegam ao seu destino deterioradas e sem condições de uso, em grande parte por conta das variações de temperatura durante o transporte e armazenagem. No Brasil, o transporte de produtos farmacêuticos apresenta muitos desafios em razão, principlamente, da complexidade da infraestrutura logística, grande extensão territorial e diversidade climática.

“Este é um tema muito sério e os dados apresentados pela OMS são preocupantes, visto que a eficácia dos medicamentos pode comprometer a saúde e o tratamento dos usuários. Assim, a RDC 304 é uma resposta das autoridades brasileiras em relação à proteção da saúde da população e a garantia da qualidade dos medicamentos”, explica Alexandre Boldrin Ferreira, responsável por Vendas, Marketing e Produtos da divisão Bosch Service Solutions. Neste contexto, a Bosch, com sua a expertise em softwares, sensores e serviços tem uma solução completa que visa contribuir com a logística farmacêutica e, especialmente, com o bem-estar das pessoas que fazem o uso desses fármacos.

A solução da Bosch consiste na aplicação de tecnologia baseada em IoT que permite o rastreamento e monitoramento constante de produtos sensíveis e de alto valor agregado da indústria farmacêutica. Informações como localização geográfica, condições de temperatura e umidade são registradas por sensores instalados em armazéns, container, baús, trailers que são programados para transmitir dados para um dispositivo intermediário chamado gateway, que envia os parâmetros coletados para a nuvem.

Com os dados na nuvem, uma plataforma inteligente mostra as informações em tempo real, de forma clara para os agentes da central de monitoramento e controle operacional que está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana. Isto permite que decisões assertivas sejam tomadas frente aos indícios de eventos irregulares, tais como excursões de temperatura e umidade. A rápida intervenção proporciona redução de perdas, identifica melhorias no processo e reduz custos em todas etapas da operação.

Além de atender aos mais rigorosos requerimentos, a solução Bosch está preparada para operar em um sistema de telecomunicações global, o que possibilita o funcionamento em qualquer lugar do mundo.

A Bosch também se encarrega de todo o processo inerente ao monitoramento por meio de um pacote que oferece os serviços de calibração, manutenção, mapeamento térmico, instalação e reposição de sensores.

“Nossa solução é completa e conta com protocolos que garantem a segurança, transparência e confiabilidade dos dados para que os clientes estejam em conformidade com as determinações da nova legislação brasileira”, afirma Ferreira. Segundo ele, o serviço é totalmente customizado e se destaca pela sua abrangência, podendo ter camadas de pré-alarmes e acionamentos de 1º e 2º nível com a possibilidade de intervenção imediata para garantir que as mercadorias sensíveis cheguem ao seu destino nas melhores condições.