Brasil é escolhido para hospedar hub de desenvolvimento de software global da Siemens

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens está conduzindo uma transformação global e estratégica para fornecer ao mercado novas soluções de hardware e software. A companhia escolheu o Brasil para hospedar um hub global que irá oferecer as melhores soluções personalizadas para clientes em busca de tecnologia predial de ponta.

Curitiba é a cidade escolhida, com a equipe já trabalhando em sintonia com outros centros localizados nos Estados Unidos e Suíça, além de outros parceiros de negócios.

“A criação do hub em Curitiba simboliza o grande movimento que a Siemens está fazendo em busca de um mundo automatizado e descarbonizado. O investimento maciço deve ser feito em educação, ou seja, na formação de profissionais que irão criar softwares para atender às necessidades do mercado. Nossa mão de obra é extremamente qualificada”, diz Andrey Fischer, responsável pela área de P&D de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

Outra mudança importante com o hub é que o Brasil passa a ser um centro de inovação, colaborando em projetos globais. “Caminhamos para um mundo onde a digitalização irá tomar proporções gigantes e as atualizações deverão ser cada vez mais rápidas”, diz André Lino, Responsável pela Área de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

Tecnologia predial

A Siemens contribui para a criação de edifícios e infraestrutura inteligentes, com eficiência energética, segurança e proteção. São oferecidas soluções de hardware e software para proteção contra incêndios e automação predial.

O Building X foi lançado em junho de 2022, uma plataforma predial inteligente, aberta, interoperável e baseada em nuvem, permitindo uma melhor experiência do usuário, desempenho e sustentabilidade. Baseada nos princípios do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta, lançada para acelerar a transformação digital e a criação de valor na indústria, transporte, redes elétricas e edifícios.

A solução combina os mundos real e digital dos edifícios, consolidando dados de diversas fontes e sistemas, com base no modelo do digital twin. Com uma representação virtual de um edifício, os usuários se beneficiam da racionalização de recursos e operação centrada nas pessoas, desde a fase do projeto, construção e operação dos edifícios.

O Building X aborda os desafios dos stakeholders, incluindo os usuários de edifícios, fábricas, hospitais, investidores, incorporadoras, imobiliárias, gerentes de instalações, entre outros. Ele facilita a criação conjunta com clientes e parceiros para enfrentar seus desafios com maior rapidez, graças à abertura e à tecnologia em nuvem. Assim, a transformação digital pode ser alcançada de forma mais fácil, rápida e em escala.