CALOSTAT Pad da Evonik é utilizado em edificação icônica de concreto reforçado com carbono

Foto: Divulgação Evonik

Concebido como um símbolo de construção moderna, enxuta, flexível e sustentável, com concreto reforçado com carbono, o Projeto C³, financiado pelo Ministério Federal Alemão para Educação e Pesquisa, marca o lançamento desse método de construção inovador no mercado.

As características de estabilidade e capacidade de carga do material de reforço, que não enferruja, são muito superiores às dos reforços convencionais em aço, apesar de o material ser significativamente mais leve.

CUBE – a primeira construção do mundo a ser realizada em concreto reforçado com carbono – material que economiza recursos – está sendo erguida em Dresden, Alemanha. Seu design criativo e inigualável enfatiza aquilo que faz do concreto reforçado com carbono um material de construção tão extraordinário: apesar de sua leveza, ele tem função estrutural.

O material também permite aos arquitetos criar designs que anteriormente seriam muito difíceis de implementar. Essa liberdade de design se reflete no que se denomina elementos TWIST: duas conchas posicionadas de maneira assimétrica que servem, simultaneamente, como parede externa e telhado.

CALOSTAT Pad é um material isolante delgado, reciclável, de base puramente mineral, não combustível e fácil de processar – propriedades que tornam o produto muito adequado para uso no projeto CUBE. A flexibilidade do CALOSTAT Pad é uma combinação perfeita para o elemento TWIST, permitindo que os construtores integrem o isolamento à estrutura sem desperdícios ou perdas por corte. A área que circunda o perfil de iluminação do teto pode demonstrar especialmente bem as vantagens desse isolamento de alto desempenho.