Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo inicia primeira turma de curso para formação de contadores digitais 4.0

Foto: Divulgação – AHK São Paulo

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a consultoria Rödl & Partner e a Duale Hochschule Latinoamerica (DHLA), iniciou a primeira turma do programa Ensino Dual Superior Contabilidade 4.0 neste mês de fevereiro. O curso busca capacitar contadores para um novo modelo de contabilidade digital, de forma a oferecer uma formação macro em digitalização e inovação.

O programa é baseado no sistema alemão dual de ensino, que une os conceitos teóricos ensinados pela universidade e a aquisição prática mediante a realização de projetos e atividades desenvolvidas por empresas participantes.

Os alunos do curso terão acesso a uma grade curricular alinhada com as necessidades atuais do mercado contábil, além de desenvolverem competências soft skills (habilidades criativas e senso crítico) e hard skills (raciocínio lógico e conhecimentos de processos contábeis).

Já as empresas participantes têm o benefício de estarem diretamente envolvidas na formação e no aperfeiçoamento profissional dos alunos. A participação no programa garante também a redução de custos admissionais e de recrutamento. Dessa forma, o aumento da capacitação dos profissionais sem custos adicionais para a empresa, alinhado ao aumento da visibilidade que a participação em um projeto reconhecido mundialmente fornece, representam lucros expressivos para essas instituições.

Responsável pelo processo seletivo dos alunos desta primeira turma do curso, a Across enxerga o projeto como bastante enriquecedor para o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. “A importância deste curso é fundamental: A contabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia e é necessário fortalecer a formação de profissionais da área, com conhecimentos mais aprofundados, de forma que as empresas possam ter seus resultados mais direcionados”, disse Annie Tartari, Gerente de Projetos Talent Aquisition da empresa.

A KPMG, uma das empresas envolvidas no projeto, acredita que a abordagem multidisciplinar e a atuação prática que o curso oferece proporcionam a formação de profissionais mais conectados com a transformação digital, o que é um diferencial no mercado.

Fabiana Gorenstein, Sócia – Talent Management da empresa, afirma: “Temos o objetivo de formar jovens com base em um conteúdo de alto nível e prepará-los para um ambiente corporativo dinâmico e em franca transformação. Além disso, a troca entre os parceiros que também patrocinam o projeto favorece a ampliação do repertório técnico do curso, contribuindo para uma formação mais completa e prática dos alunos.”

O Ensino Superior Dual Contabilidade 4.0 conta atualmente com a parceria das empresas Abordin, KPMG, Henkel, Domingues e Pinho Contadores, Rödl & Partner, Consulcamp e Ziehl-Abegg. Interessados em participar da próxima turma podem entrar em contato pelo e-mail dual@ahkbrasil.com.