Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece curso sobre saúde mental para empresas associadas

Foto: Divulgação AHK São Paulo

 

Curso será ministrado no mês de setembro pelo psicólogo Luis Felipe Cortoni

Em linha com os principais temas e demandas de suas empresas associadas, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) em parceria com o professor Luis Felipe Cortoni, criou o curso “Segurança emocional: Desafios dos líderes com a saúde mental no trabalho”. O evento acontece entre os dias 14 e 28 de setembro em três encontros, de maneira online pela plataforma Zoom. A iniciativa exclusiva para empresas associadas tem como objetivo debater a importância de líderes saberem enfrentar os atuais desafios que envolvem a saúde mental no trabalho, tornando o ambiente corporativo mais acolhedor.

Luis Felipe Cortoni, psicólogo com 35 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes, têm uma parceria com a Câmara desde 2021. “Chamar a atenção de empresas e indústrias para a importância da saúde mental já é uma vitória que podemos comemorar. O próximo passo essencial para que possamos efetivamente ajudar a mudar o cenário corporativo no Brasil é incentivar empresas a agirem na mitigação deste problema que assola grande parte da população empregada. Com este curso buscamos oferecer ferramentas e conteúdos de qualidade para que líderes tenham mais segurança em seus papéis quando o assunto é a saúde mental de suas equipes.”, explicou.

Atenção à saúde e segurança emocional tem sido uma exigência da atualidade, os dados de pessoas com transtornos como depressão, ansiedade e burnout têm crescido diariamente, especialmente após o isolamento necessário na pandemia. A Pesquisa Covitel (estudo conjunto entre a Vital Strategies e UFPel) aponta que “entre o período pré-pandemia e o 1° trimestre de 2022, houve um aumento de 91,8% entre os brasileiros que avaliam negativamente seu estado de saúde, relatando que está ruim ou muito ruim”. Esses transtornos atingem ainda mais as minorias sociais, como negros, pobres e pessoas LGBTQIA+, os transtornos também se agravam situações traumáticas.

As questões de saúde mental permeiam o mercado de trabalho, contudo não são amplamente discutidas. Com o retorno, integral ou parcial, ao escritório, os desafios precisam ser debatidos e enfrentados. Pensando nisso, os principais temas abordados durante o curso serão o retorno ao ambiente de trabalho e o home-office (forçado); a segurança psicológica no trabalho; como situações de saúde mental se desenvolvem no ambiente de trabalho e como líderes devem lidar com a situação; e aspectos preventivos.

Serviço:
Curso segurança emocional: Desafios dos líderes com a saúde mental no trabalho
Datas e horários:
– 14 de setembro das 08:30 às 12:30 horas
– 21 de setembro das 08:30 às 12:30 horas
– 28 de setembro das 08:30 às 12:30 horas
Todos os encontros acontecerão de forma online.
Inscrições, valores especiais para early birds e informações detalhadas sobre o curso estão disponíveis aqui.