Somente no primeiro semestre deste ano, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) possibilitou 339 conexões entre empresas e startups graças ao Startup Speed Dating, série de encontros temáticos que promovem reuniões entre nossas empresas associadas e startups. Ao longo dos primeiros seis meses de 2022, os participantes do matchmaking puderam discutir soluções e oportunidades nos campos de Indústria 4.0, economia circular, logística e gestão de sustentabilidade.
Os planos para o segundo semestre continuam ambiciosos no sentido de possibilitar encontros com temáticas relevantes sobre assuntos relevantes e atuais do mercado, como experiência do cliente, eficiência energética, gestão de colaboradores e negócios de impacto social.
Nesta quinta-feira (25), ocorreu um encontro que teve o objetivo de analisar estratégias de melhora na experiência do cliente, englobando temas como atendimento, automação, digitalização e fidelização de consumidores.
Estimuladas pela necessidade de adoção de medidas que combatam o esgotamento dos recursos naturais e as mudanças climáticas, empresas têm investido cada vez mais em tecnologias voltadas para a geração de energia renovável. Por conta disso, a eficiência energética será o tópico principal do encontro marcado para o dia 27 de outubro.
Já o encontro do dia 24 de novembro abordará questões relacionadas à gestão e à experiência dos colaboradores das empresas. O intuito do encontro é mapear formas para alavancar o engajamento e a produtividade das equipes, além de desenvolver um ambiente que respeite a saúde emocional e o bem-estar dos envolvidos.
Por fim, empresas associadas e startups poderão se reunir no dia 8 de dezembro a fim de avaliar oportunidades em relação a diferentes maneiras de implementar iniciativas de cunho social, assim como ferramentas de aprimoramento e otimização dessas ações nas empresas.
Após um primeiro semestre marcado por bons resultados, o Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Bruno Vath Zarpellon, comemora o alcance da iniciativa e aposta no potencial da série. “Desde 2018 realizamos 17 encontros temáticos que resultaram em quase 800 reuniões entre startups e empresas. Esses números são um ótimo sinal de que estamos no caminho certo, proporcionando oportunidades de negócios e incentivando a inovação aberta”, disse.
Empresas associadas que se interessarem em participar poderão mapear soluções e tecnologias a serem aplicadas aos seus setores, além de se atualizarem das tendências do mercado que podem transformar seus negócios. Já as startups participantes serão beneficiadas com uma forma rápida e eficaz de conexão com empresas de alto nível, associadas à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.
As inscrições podem ser realizadas na página oficial do Startup Speed Dating.
Mais de 330 conexões entre empresas e startups foram possibilitadas no primeiro semestre
Inaugurando a série de encontros de 2022, onze empresas se reuniram com startups, em março, para debater soluções para a Indústria 4.0. O encontro ganhou uma data extra, em abril, com a participação de outras nove empresas. Ao todo, 166 conexões foram feitas nas áreas de cadeias integradas, customização em massa e a cyber segurança.
No final de abril, cinco empresas participaram do encontro sobre economia circular, modelo que vem ganhando cada vez mais atenção em todo o mundo por seu potencial de tomada de decisões sobre o uso de recursos e o fornecimento de valor agregado para os negócios. Totalizando 41 conexões, a ocasião resultou em debates sobre a logística reversa, os modelos de negócios circulares e as ferramentas digitais.
As discussões relacionadas à área de logística também ganharam dois encontros, realizados em maio e junho, com o objetivo de debater temas como gestão de frotas, conectividade na cadeia e logística colaborativa. Com um total de 68 conexões entre startups e mais onze empresas, os participantes puderam conhecer tecnologias e soluções que permitem uma melhor eficácia da produtividade logística, possibilitando a integração das principais atividades da cadeia produtiva.
O último encontro do semestre, ocorrido no final de junho, contou com a presença de dez empresas que analisaram inovações que ajudem a mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas, além de trazer vantagens competitivas. Após debates sobre diversos aspectos como gestão de carbono, monitoramento e legislação, 64 conexões foram realizadas.