Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove plataforma de diálogo entre jovens mulheres negras e empresas

Foto: Divulgação AHK São Paulo

No dia 24 de novembro, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizou um workshop online sobre o MUDE com Elas, projeto que apoia a inclusão de jovens mulheres negras no mercado de trabalho. O evento contou com a presença de mais de 40 pessoas, incluindo colaboradores de empresas associadas e público aberto.

Daniele Mattos, sócia-fundadora da consultoria Indique uma Preta, deu início ao evento compartilhando o cenário do mercado de trabalho para mulheres negras com base na pesquisa Potenciais Invisíveis, realizada em 2020. “A inclusão e valorização da mulher negra no mercado de trabalho não é só uma pauta social, é uma ferramenta para a transformação e evolução dos negócios. Além de ampliar o potencial estratégico, essas ações estão diretamente vinculadas às tendências que pautam o futuro do mercado de trabalho”, afirmou.

Em seguida, Bianca do Nascimento Correa, Kemily Mendes Pardinho e Nathália Cristina da Rosa Ferreira, jovens participantes do projeto, participaram do painel que teve como objetivo expor os impactos do MUDE com Elas em suas experiências profissionais e pessoais. “Minha maior expectativa é que todas nós continuemos absorvendo o máximo de coisas que nos são oferecidas. Espero que o MUDE com Elas também continue impactando o máximo de jovens mulheres pretas possível e que nós possamos ser exemplo de como pode haver diferença no mercado de trabalho.”, compartilhou Correa, atualmente jovem aprendiz na HDI Seguros.

Também participaram do bate-papo promovido pelo painel representantes das empresas parceiras da iniciativa: Susana Paes da HDI Seguros; Thamiris Grimaldi da Siemens Heathineers e Elineide Castro da Mercedes-Benz do Brasil. “Não conseguimos mudar o passado, mas podemos impactar o presente e o futuro com oportunidades que tragam mais representatividade dentro do mercado de trabalho”, disse Castro.

Empresas participantes do MUDE com Elas são a Continental, HDI Seguros, Mercedes-Benz, Messer Gases, Phoenix Contact, Siemens Healthineers e SIMPAR.

O programa já está confirmado para 2022 e tem vagas limitadas. Companhias interessadas podem entrar em contato pelo e-mail dual@ahkbrasil.com.

Sobre o MUDE com Elas:

O MUDE com Elas, programa implementado pela Ação Educativa, pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Instituto Social Ser+ e pelo escritório de terre des hommes Alemanha (tdhA) em São Paulo, é uma ação afirmativa que busca auxiliar jovens mulheres negras no início de suas trajetórias dentro do mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional aliada à experiência prática nas empresas participantes do programa. O projeto já tornou possível para 26 jovens fazerem um curso com foco em temas de administração, comunicação, informática e inglês. Após um período exclusivamente dedicado ao aprendizado teórico, as participantes começaram a trabalhar nas empresas participantes como jovens aprendizes.