Caminhões VW dominam o mercado brasileiro de entrega urbana

Foto: Divulgação VWCO

Em 2021, de cada dez caminhões vendidos e destinados a entregas urbanas no Brasil, cinco foram da marca Volkswagen. Os modelos Delivery e Constellation fabricados em Resende (RJ) representaram um volume de 12.328 unidades, ou 52% dos licenciamentos nos segmentos leve e médio, segundo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA. E num cálculo do segmento de comerciais leves chassi-cabine de 3 a 3,5 toneladas, o VW Delivery Express+ obteve a primeira colocação, com 3.545 unidades e uma fatia de 22,6%.

“Estamos honrados pela preferência dos clientes, que também fizeram do VW Delivery 11.180 o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, com 5.837 unidades. E muito satisfeitos ao vermos o VW Constellation 24.280 no topo do ranking de modelos semipesados, com 4.116 unidades licenciadas”, comemora Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Apresentada pela primeira vez a clientes e imprensa em agosto de 2005, a linha de caminhões Delivery, com sua segunda geração lançada em 2017, é sucesso não apenas no Brasil, mas nos três continentes em que é vendido. Mais recentemente, a montadora foi ainda mais longe e colocou à venda o e-Delivery, primeiro caminhão 100% desenvolvido e produzido no país. Já a família Constellation, lançada também em 2005, rapidamente conquistou a preferência dos transportadores em diversos nichos de mercado.

Liderança brasileira

No dia 07 de janeiro, a ANFAVEA confirmou a liderança brasileira em vendas de caminhões em 2021 para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Foram licenciados 37.462 caminhões VW, com um crescimento de 46,4% em relação ao ano anterior, e uma participação no mercado de 29,1%. No mercado de ônibus, a montadora com fábrica em Resende (RJ) comemorou a vice-liderança, com 3.695 chassis Volksbus registrados e 26,3% do segmento.