No Dia Internacional da Terra, uma campanha de colaboradores da Voith deixou um exemplo de sustentabilidade. Ao participarem da campanha, colaboradores de todas as unidades mundiais da Voith ajudaram crianças no Haiti. O projeto foi um dos selecionados pelo programa “#VoithCares”, uma iniciativa de responsabilidade social corporativa da Voith. A campanha de colaboradores arrecadou 1.000 euros para o projeto.
Este foi o terceiro ano consecutivo em que a Voith comemorou o Dia da Terra, e o tema escolhido para este ano foi ‘economia circular’. O objetivo da campanha foi reduzir o descarte em nosso dia a dia por meio da utilização e reutilização de produtos e materiais pelo maior tempo possível. Como empresa, a Voith não só busca a máxima eficiência no aproveitamento de recursos, mas também promove essa conscientização entre seus colaboradores no mundo inteiro. Para comemorar o Dia da Terra deste ano, a campanha de colaboradores convidou os voithianos a enviarem fotos ilustrando as maneiras como eles economizam recursos em sua vida particular ou no trabalho – por exemplo, consertando, reformando ou reciclando produtos e materiais.
A participação na campanha definiria o valor da arrecadação: quanto mais colaboradores enviassem as fotos, maior seria a doação. Assim, a participação dos colaboradores atingiu uma doação de 1.000 euros. O programa #VoithCares agora enviará os recursos para uma escola do Haiti que montou uma horta e pomar utilizados na alimentação dos alunos. A doação da campanha ajudará a custear a perfuração de um poço que fornecerá água para irrigar a horta e o pomar. Ao participarem ativamente do plantio de hortaliças e árvores, os alunos e professores vivenciam a importância da agricultura. Os pais dos alunos também participam, trabalhando meio dia por mês no projeto agrícola como forma de contribuir para os custos da escola. A Haiti Children’s Aid Society oferece diversas iniciativas locais para ajudar as pessoas a se ajudarem. O Haiti vem sendo assolado por terremotos e furacões devastadores há anos. Além de um rastro de epidemias, esses desastres deixaram o país em condições semelhantes às de uma guerra.