Campanha de digitalização: Bosch investe bilhões em áreas de futuro crescimento digital

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch continua na ofensiva em sua transformação digital: até 2025, a fornecedora de tecnologia e serviços terá investido 10 bilhões de euros em digitalização e conectividade, sendo que dois terços disso serão destinados ao desenvolvimento e expansão de novas tecnologias promissoras, com foco em sustentabilidade, mobilidade e Indústria 4.0. “Para a Bosch, a digitalização apresenta grandes oportunidades em todas as áreas de negócios”, disse Stefan Hartung, Presidente Mundial da Bosch, durante o Bosch Connected World (BCW) 2022, conferência da indústria AIoT (união de Internet das Coisas com Inteligência Artificial), em Berlim. “Além de prometer novas tecnologias, investiremos em treinamento e desenvolvimento profissional para nossos colaboradores – uma vez que eles são a chave para a ‘Tecnologia para a vida’ hoje e amanhã”, disse Hartung.

Para um futuro mais distante, Hartung também anunciou que a Bosch está em parceria com a IBM, empresa de tecnologia sediada nos EUA, no campo da computação quântica. O objetivo da Bosch é usar a simulação de computação quântica de materiais para encontrar substitutos para os metais preciosos e terras raras em powertrains neutros em carbono – no motor elétrico e na célula de combustível – nos próximos dez anos.

 

Busca por soluções sustentáveis está cada vez mais rápida

A Bosch colabora com seus muitos anos de experiência na simulação de materiais que são especialmente importantes para aplicações industriais. Em contrapartida, terá acesso à frota de mais de vinte computadores quânticos avançados disponíveis na nuvem da IBM. Com a ajuda de futuras gerações de computadores quânticos, a Bosch visa determinar as propriedades de novos materiais de formas que seriam impraticáveis em computadores convencionais em termos de tempo ou complexidade: à medida que o desempenho do computador quântico melhora em um futuro mais distante, pode ser possível tirar conclusões sobre propriedades específicas de novos materiais em uma fração do tempo necessário em computadores convencionais. O trabalho sobre algoritmos quânticos para explorar casos de uso de interesse envolverá pesquisa de especialistas tanto da Bosch como da IBM. “Compartilhamos nossa experiência na simulação de materiais para áreas de aplicação muito específicas com a IBM e, em troca, obtemos insights mais profundos sobre o poder e a aplicabilidade da computação quântica, incluindo hardware. Juntos, estamos elevando a simulação quântica para o próximo nível e estamos ganhando uma vantagem competitiva internacionalmente”, disse Hartung. Além de novos materiais para células de combustível, a Bosch também está interessada em novos ímãs para motores elétricos que sejam mais leves, mais compactos, mais eficientes e mais prontamente disponíveis. Ademais, esses novos materiais prometem ser mais ecológicos do que as terras raras.