CBMM adquire plataforma da Dassault Systèmes para acelerar desenvolvimento de aplicações com Nióbio

Tecnologia
Foto: Shutterstock

A CBMM,  principal referência mundial no desenvolvimento da tecnologia e aplicações do nióbio, anuncia a utilização da plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para otimizar o processo de desenvolvimento de novas aplicações para o mercado automotivo. A companhia utilizará os recursos de simulação e otimização de design e de materiais para acelerar a jornada de testes, intensificando o uso do Nióbio com outros materiais como o aço, por exemplo. Com isso, a expectativa é reduzir os custos e o ciclo de vendas, acelerando o Go-to-Market da empresa.

Sediada no Brasil e com escritórios na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a CBMM atua em mais de 40 países. A companhia oferece seus avançados produtos para cerca de 400 clientes internacionais, dos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Além disso, atua diretamente com o segmento automobilístico, desenvolvendo soluções específicas para sistemas e aplicações que visam o aumento da segurança e da eficiência energética através do uso de materiais mais eficientes. Nesse campo, a plataforma 3DEXPERIENCE será utilizada para unificar dados de design, engenharia, testes e fábrica em um único ambiente digital totalmente colaborativo e preparado para avaliar quesitos como durabilidade, tenacidade, eficiência, entre outras análises. 

“Atualmente, a CBMM realiza testes físicos, que são mais demorados. Com a tecnologia da Dassault Systèmes iremos otimizar o tempo de desenvolvimento de aplicações de Nióbio e obter maior performance em nossa atividade”, explica Rodrigo Barjas Amado, Head of Strategy & New Business Development. “Para se ter uma ideia, enquanto uma aplicação tradicional, com testes físicos, pode demorar até cinco anos para ser desenvolvida, esperamos que o uso de soluções da Dassault Systèmes nos permita realizar esse mesmo desenvolvimento em menos de um ano”, afirma. 

“A parceria está em sinergia com o posicionamento de inovação da CBMM, que conta com um robusto Programa de Tecnologia para ampliar e diversificar o mercado global de Nióbio, além de explorar suas sinergias com o grafeno. Da mesma forma, a Dassault Systèmes é referência global no setor automotivo, com amplo conhecimento técnico e experiência no segmento. Juntos podemos ir além, gerando inovação real para o mercado”, diz Rodrigo Baptista, Diretor Comercial de Customer Solution Experience da Dassault Systèmes na América Latina.  

Segundo o executivo, a solução da Dassault Systèmes também pode ser usada para mitigar possíveis ameaças ou impactos negativos, mesmo em eventos disruptivos como o da pandemia de Covid-19, ao ajudar a automatizar e acelerar as simulações acerca das etapas de gestão das cadeias de suprimento, planejamento de mão-de-obra e automação, entre outros. “A plataforma 3DEXPERIENCE oferece inúmeras possibilidades e contribui fortemente para endereçar todos os desafios de uma companhia moderna, principalmente no que se refere às áreas de governança, meio ambiente e social. As simulações produzidas com a plataforma geram experi&e circ;ncias sofisticadas no uso de materiais e na aplicação deles em diferentes peças”. 

Barjas, da CBMM, destaca que outra vantagem importante será a possibilidade de se criar uma base de dados única, com uma ampla biblioteca de registros para permitir que todo o time internacional de profissionais da empresa trabalhe simultaneamente em testes e na troca de informações fundamentais para acelerar a jornada empresarial da CBMM. “A base de conhecimentos, gerada a partir dos diversos testes e simulações de materiais, pode ser mais facilmente consultada e compartilhada dentro da CBMM, de modo que a plataforma da Dassault Systèmes se torna fundamental para nosso ambiente colaborativo de inovação”, diz o executivo. Futuramente, a plataforma 3DEXPERIENCE poderá ser usada para experiências de Virtual Twin (Gêmeos Digitais), com simulações ainda mais realísticas para otimizar o desenvolvimento em tempo real.  

Entre os projetos que já estão em andamento estão o desenvolvimento de novas estruturas de caminhões e implementos rodoviários, melhorando o design e otimizando o uso de materiais, e a criação de modernos sistemas de freios com discos e suportes mais eficientes. “Estruturas de caminhão demoram de 2 a 3 anos para serem desenvolvidas, as de automóveis consomem 5 anos e os sistemas de freios cerca de 3 anos. Com a parceria com a Dassault Systèmes, esse tempo deverá ficar inferior a um ano em todas essas frentes”, compara Barjas. 

Por isso, o trabalho em conjunto das empresas é visto como uma importante notícia, também, para o avanço de novas frentes de produção em toda a cadeia da indústria automotiva. A digitalização dos processos de testes permitirá que os fabricantes do segmento tenham acesso a dados sobre as vantagens da utilização de materiais e peças com Nióbio, ampliando seu uso. 

Vale destacar que o setor de design e de materiais automotivo enfrenta uma demanda crescente em relação a requisitos de sustentabilidade, além de necessitar de uma abordagem digital totalmente integrada para mitigar eventuais desafios, reduzir prazos e melhorar a performance de produção. Todo esse ganho de eficiência na cadeia produtiva, bem como a redução dos níveis de estoque, só é possível graças ao uso da tecnologia da Dassault Systèmes. “Utilizamos o que há de mais moderno no mundo para oferecermos sempre o que há de melhor aos nossos clientes~, diz o Head of Strategy & New Business Development da CBMM.