CDP reconhece a thyssenkrupp novamente como líder global em proteção climática

Foto: Divulgação thyssenkrupp

Pelo quinto ano consecutivo, a thyssenkrupp é nomeada líder global em proteção climática pela organização internacional sem fins lucrativos CDP (antigo Carbon Disclosure Project). O CDP reconheceu o Grupo por suas ações para reduzir as emissões de CO2, os impactos no clima e construir uma economia de baixo carbono. A thyssenkrupp é uma das 269 empresas internacionais na lista A sobre mudanças climáticas 2020 do CDP, que inclui 16 companhias da Alemanha.

Mais de 5800 empresas ao redor do mundo participaram de um estudo sobre seu desempenho ambiental e foram classificadas com notas de A a D-. O CDP realiza a avaliação anual em nome de mais de 500 investidores com ativos superiores a US$ 106 trilhões.

Informações sobre proteção climática são cada vez mais importantes para investidores. A demanda por oportunidades de investimentos sustentáveis supera em muito a oferta. Há vários anos, os gestores de ativos globais reconhecem a mudança climática como um dos três maiores riscos globais. O CDP detém o maior acervo mundial de dados climáticos corporativos.

De acordo com a CEO da thyssenkrupp, Martina Merz, “Esta é uma clara confirmação de nossa estratégia climática. A thyssenkrupp se estabeleceu fortemente como líder em proteção climática e continuaremos a reduzir sistematicamente os impactos climáticos. Vemos a proteção do clima não apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade para novos negócios”.

Sob sua estratégia climática, a thyssenkrupp pretende ser climaticamente neutra até 2050. Já em 2030, o Grupo planeja reduzir as emissões de sua produção, bem como da energia consumida de terceiros em cerca de 30% e as emissões do uso de seus produtos em 16%.

Montagem de um módulo de eletrólise de água para a produção de hidrogênio verde

Um dos principais processos que a thyssenkrupp vai descarbonizar é a produção de aço, na Europa. Como uma primeira etapa, a empresa planeja substituir parte do carbono usado em um de seus altos-fornos por hidrogênio. Posteriormente, o hidrogênio “verde”, produzido por meio da eletrólise da água, utilizando exclusivamente energias renováveis, será utilizado em novas plantas de redução direta.

Também é possível conseguir reduções significativas em CO2 com sua tecnologia Carbon2Chem, que utiliza o hidrogênio para converter as emissões de CO2 da indústria em químicos de base valiosos. Essa tecnologia é adequada para uso na produção do aço, bem como, nas indústrias química e de cimento e na incineração de resíduos.

A thyssenkrupp expandiu sistematicamente seu potencial para sistemas de produção de hidrogênio verde e agora pode fabricar células de eletrólise de água de até um gigawatt por ano. No caminho para se tornar líder na produção, armazenamento e utilização de hidrogênio, a thyssenkrupp adquiriu cerca de 500 patentes associadas.