CES 2023: Sensores Bosch tornam a vida mais segura e prática

Foto: Divulgação Bosch

Sensores são onipresentes. Eles permitem que carros, e-bikes, rastreadores de condicionamento físico e fones de ouvido sintam o ambiente. A Bosch desenvolve e produz sensores inteligentes para tornar a vida mais segura e confortável. E estes sensores estão se tornando cada vez mais eficientes, o que também ajuda a proteger o nosso planeta.

A Bosch é pioneira e líder em sensores microeletromecânico (MEMS) – um dos tipos mais importantes e amplamente usados atualmente. “Começamos a produzir os sensores MEMS em 1995. Nos últimos cinco anos, produzimos tantos desses sensores quanto em todos os anos anteriores”, disse Tanja Rückert, membro da direção mundial do Grupo Bosch, na CES 2023, em Las Vegas. Desde o início da produção, há 27 anos, a empresa de tecnologia já produziu mais de 18 bilhões de sensores MEMS e, hoje, cada carro tem uma média de 22 deles. A Bosch é, no momento, a maior fabricante destes componentes, segundo o Grupo Yole*, uma empresa de pesquisa de mercado e consultoria estratégica. Até 2027, a expectativa da demanda global por estes sensores é passar de 33.5 bilhões para cerca de 49 bilhões de unidades. A Bosch quer compartilhar esse crescimento e espera um aumento significativo nos números de produção nos próximos anos. Rückert enfatiza que a empresa deseja continuar a ser líder de mercado e expandir sua posição de liderança ainda mais. Para atender a demanda de crescimento, a Bosch está investindo fortemente em suas fábricas de semicondutores em Dresden e Reutlingen, na Alemanha. Globalmente, a companhia planeja investir três bilhões de euros em seus negócios de semicondutores e ainda no desenvolvimento e produção de sensores até 2026, como parte do seu plano de investimentos, que será baseado no programa de financiamento European IPCEI ME (“Important Project of Common European Interest on Microelectronics”).

Sensores salvam vidas e abrem caminho para a conectividade

Sensores são o coração da tecnologia moderna e o alicerce do mundo conectado. Eles tornam os veículos mais seguros, salvam vidas diariamente e ajudam a proteger tanto o meio ambiente quanto a saúde humana. Isso faz deles uma tecnologia fundamental para toda as áreas de negócios da Bosch – e também são o foco da continuação da campanha digital que tem como slogan “Sensor tech #LikeABosch”. “Com a ajuda dos sensores, podemos levar a tecnologia que é ‘inventada para a vida’ para um novo patamar. Eles não apenas melhoram a qualidade de vida, mas também reduzem a pegada ecológica dos nossos parceiros inteligentes do dia a dia. Nossa nova campanha #LikeABosch dá alguns exemplos notáveis do que isso significa”, disse Rückert.

Os sensores MEMS começaram a ser amplamente utilizados na indústria automotiva e a Bosch continua sendo um dos principais fabricantes do componente para esse mercado. Os sensores da companhia ajudam na navegação do veículo, controlam airbags e sistemas ESP e permitem uma ampla gama de funções de assistência que aumentam a segurança, conforto, conveniência e eficiência na direção. Especialmente para a condução autônoma, os sensores são indispensáveis, sendo, por assim dizer, os “olhos” com os quais os carros podem “ver” e compreender o que os rodeia. Os sensores da Bosch estão abrindo caminho para o carro sem motorista e a empresa já oferece uma variedade de sensores de radar, lidar, vídeo e ultrassônicos para direção autônoma. Mas os sensores MEMS também desempenham um papel central na eletrônica de consumo, por exemplo, sensores de pressão em smartphones podem identificar a altitude de um dispositivo com precisão de alguns centímetros. Em uma emergência, isso significa que os socorristas sabem muito rapidamente em qual andar uma pessoa está em perigo. A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) estima que esses sensores de pressão salvam 10 mil vidas por ano apenas nos EUA.