Colégio Humboldt apresenta 10 motivos para fazer uma graduação na Alemanha

Foto: Unsplash

Ingressar em uma universidade fora do Brasil pode ser um sonho a ser trilhado por muitos estudantes e o início de uma nova vida acadêmica ou profissional. Os desafios são muitos, mas a experiência a ser conquistada é enriquecedora. A Alemanha, “locomotiva” da Europa, é um dos países com universidades no ranking da Top Universities, com programas de estudos reconhecidos globalmente e que abraçam e acolhem alunos estrangeiros. O alemão, por exemplo, pode abrir portas para a vida profissional, é uma das 10 línguas mais faladas do mundo e é o idioma do filósofo Kant e do psicanalista Freud.

Jan Detmering, Diretor da Formação Profissional Dual no Colégio Humboldt, elenca 10 benefícios para os jovens que querem colocar em prática o plano de estudar na Alemanha. “No Colégio Humboldt, os alunos entram em contato com o alemão desde cedo e ao longo dos anos escolares, têm oportunidades de optar por cursos e programas que facilitam a ida à Alemanha”, explica. “A Formação Dual, oferecida no Colégio há 40 anos, é uma delas, que proporciona aos jovens conhecerem o mercado de uma forma mais ampla, aumentando suas chances profissionais”, comenta.

1) Estudar o idioma alemão na primeira infância – Há inúmeros benefícios ao aprender um idioma precocemente, ou seja, quando a criança ainda pequena é exposta a uma língua, pois, mais ela aprende sem se dar conta e de maneira natural. Seu cérebro está em formação e ela assimila o novo conteúdo linguístico como “quase uma segunda língua materna”. Ainda, há facilidade em aprender um terceiro idioma: o cérebro sabe que existem dois significantes para um significado. Sabe que, para um mesmo objeto, existem duas palavras diferentes, cada uma representando um idioma. Portanto, é muito mais fácil aprender uma terceira ou quarta língua quando ainda se é muito novo.

2) Ter um aluno habilitado na língua alemã é ter um jovem qualificado para o Abitur, curso certificado pelo governo alemão oferecido pelo Colégio Humboldt é a qualificação necessária para o ingresso nas universidades na Alemanha e também para as melhores universidades da Comunidade Europeia. Ao final do curso, envolvendo o último ano do Ensino Médio e mais 12 meses, os estudantes devem fazer cinco provas, três delas escritas e duas orais. A primeira prova escrita é sempre no idioma alemão e as outras quatro são de matérias escolhidas pelo aluno, segundo o regulamento específico do curso.

3) A Alemanha é referência no ensino profissionalizante – Cursar a Formação Profissional Dual é uma opção para os estudantes que concluem o Ensino Médio. Os cursos profissionalizantes no sistema dual alemão de aprendizagem abrem portas para mercado de trabalho, pois aliam o aprendizado teórico ao prático, com um treinamento acadêmico combinado a um estágio rotativo em empresas parceiras, dando assim oportunidade aos formandos passarem por vários departamentos de uma empresa, com tarefas diferentes e saberem como os processos funcionam. Além disso, a modalidade é considerada um trampolim para cursos universitários ou uma opção para quem deseja se qualificar em uma área.

4) Curso preparatório para realizar a graduação naquele país – O Studienkolleg tem duração de seis meses a um ano e é realizado na Alemanha. O conhecimento em língua alemã adquirido pelos alunos no Colégio Humboldt faz com que eles estejam habilitados a realizar esse curso. Suas aulas dão ênfase a disciplinas específicas, focadas na graduação universitária desejada e ao final, o estudante presta uma prova para avaliar o cumprimento das exigências das instituições de ensino superior alemãs.

5) Na Alemanha, não se paga mensalidade, apenas uma taxa semestral simbólica. Na Alemanha, a maioria das instituições de ensino superior são federais, e por isso, são subvencionadas. Isto quer dizer que o estudante alemão ou estrangeiro não precisa pagar uma mensalidade para estudar. Desde o ano 2000, o aluno deve pagar uma taxa de manutenção que em média gira em torno de 350,00 € (Euros) por semestre. “O objetivo de um ensino superior acessível financeiramente é possibilitar acesso a todos que tem o potencial para um estudo superior de qualidade”, avalia Mathias Rempel, professor de História e Filosofia em alemão e Orientador educacional para o currículo alemão do Colégio Humboldt. “Mas, como já dito, oferecer um estudo superior acessível é primeiramente uma política pública”.

6) A Alemanha é a força econômica na Europa – É atualmente a 4ª economia no ranking das maiores economias do mundo. Com uma economia estabilizada, a potente Alemanha tem condições de oferecer qualidade de vida, segurança pública, sistema de educação e saúde e distribuição de renda. Com um mercado de trabalho aquecido, abre as portas para profissionais qualificados, sejam eles alemães ou imigrantes. Esses aspectos tornam o país um destino atraente para imigrantes de todo o mundo.

7) Oportunidades de ingressar no mercado de trabalho – Com as novas regras da Lei de Imigração de Mão de Obra Especializada, em vigor desde março de 2020, as possibilidades para trabalhadores especializados de países que não pertencem à União Europeia foram ampliadas, atraindo cada vez mais jovens brasileiros ao mercado de trabalho alemão. “A inovação central da Lei de Imigração é o direito fundamental de todo título de residência a um emprego remunerado. A análise de gargalo relacionada às ocupações em falta não é mais aplicável e não há mais um controle prioritário”, explica Jan Detmering. “No Colégio, o foco das informações para o aluno consiste primeiramente em alcançar a sua qualificação profissional na Alemanha, mas que há uma grande possibilidade de alunos brasileiros permanecerem no país após a sua graduação e exercendo a sua profissão”, complementa Mathias Rempel.

8) “Fuga de cérebros” para Alemanha – No Brasil, enquanto as áreas de ciência e tecnologias sofrem restrições orçamentárias, o país da Europa vive escassez de mão de obra qualificada e recebe profissionais com conhecimento de ponta do exterior de braços abertos. O último censo do Ministério das Relações Exteriores do Brasil aponta que 144.120 brasileiros vivem na Alemanha, dado que coloca o país na oitava posição entre os que mais recebem cidadãos do Brasil pelo mundo.

9) Conhecer a Europa com visto de estudante: O acesso a outras culturas é mais um atrativo para os alunos estudarem na Alemanha. “Como estudante, você tem algumas facilidades que possibilitam viagens e uma experiência intercultural. Um dos benefícios inclusos na taxa semestral é o seu bilhete para o transporte público. Assim, o estudante não precisa pagar seu transporte para qualquer lugar da cidade e a região metropolitana em que vive. Além disso, como a Alemanha não tem as dimensões continentais com o Brasil, existe a oportunidade de em algumas horas estar na França, Áustria e Itália e a maioria das viagens pode ser feita de trem”, diz o professor Mathias Rempel.

10) Alemanha: um país marcante na história mundial – Fatos históricos do país deixaram marca ao longo dos anos. Como esquecer de um dos símbolos da Guerra Fria, a barreira física do Muro de Berlim construída em 1961, dividindo a capital alemã, e a sua queda em 1989? E muitos anos antes, a chegada ao poder de Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, que levou o mundo à Segunda Guerra Mundial, provocando o Holocausto? Liberdade e democracia fazem parte das reflexões do governo alemão sobre esse tema, que, pautado nos valores democráticos e de prosperidade de seu povo, defende a paz e os direitos humanos em todo o mundo.