Colégio Humboldt oferece qualificação profissional para estudantes

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

É fato que a Alemanha vive escassez de trabalhadores capacitados e falta de pessoas para setores específicos. São mais postos de trabalho que o número de profissionais aptos ou dispostos a trabalhar. Hoje, existem cerca de 1,7 milhão de vagas no país. Em 2035, a cifra poderá chegar a 7 milhões. Um dos motivos é o envelhecimento da população alemã e a baixa taxa de natalidade: enquanto a parcela de jovens na população alemã cai de forma contínua, os trabalhadores mais velhos estão se aposentando.

A Alemanha busca, em grande parte, profissionais com curso superior ou ensino técnico. Um novo estudo do Instituto Econômico Alemão revelou que em 2022, mais de 630 mil vagas para trabalhadores qualificados não puderam ser preenchidas por falta de candidatos capacitados em todo o país. Em áreas como saúde e educação, até 60% dos postos ficaram abertos. De acordo com a Agência Federal de Emprego, o ano de 2022 registrou escassez em 200 das cerca de 1.200 profissões avaliadas. Em um ano, o número de profissões afetadas aumentou 25%. Atento a esse cenário, o Colégio Humboldt, instituição internacional e multicultural (português/alemão/inglês/espanhol) localizada em Interlagos (SP) oferece a qualificação necessária e caminhos para que o estudante trilhe sua profissão naquele país.

Um dos grandes atrativos do Humboldt é o ensino do idioma: os alunos entram em contato com o alemão desde cedo. Não é de hoje que pesquisas reforçam os inúmeros benefícios em aprender um segundo idioma na primeira infância. Um jovem habilitado na língua alemã está apto para o Abitur, curso certificado pelo governo alemão oferecido pelo Colégio em que os estudantes se formam no Ensino Médio brasileiro e alemão e que abre portas para ingresso em universidades alemãs e algumas brasileiras. É uma formação que ocorre em dois anos (3º do Ensino Médio mais um ano complementar) para que o estudante amplie sua visão de mundo. Ainda, com o domínio do idioma, a Formação Profissional Dual, modalidade de ensino técnico que o Colégio Humboldt oferece desde 1982, é também uma opção para os estudantes que concluem o Ensino Médio ingressarem no mercado de trabalho, pois alia o aprendizado teórico ao prático, com um treinamento acadêmico combinado a um estágio rotativo em empresas parceiras, dando assim oportunidade aos formandos de lidarem com tarefas diferentes, passarem por vários departamentos de uma empresa e saberem como os processos funcionam. De acordo com a professora Corinna Grünner, Coordenadora da Formação Dual no Colégio Humboldt, uma pesquisa interna realizada em 2017/2018 indicava que 8% dos formandos da modalidade teriam ido para Alemanha diretamente após o Dual. “Hoje, certamente, são muitos que trabalham não só na Alemanha. Temos alunos distribuídos por todos os continentes em posições altas nas empresas”, salienta. “Há alguns caminhos que os estudantes percorrem para estar na Alemanha após o Dual, como por exemplo, estudar fora daquele país diretamente depois da formação; trabalhar diretamente na Alemanha; e, depois de alguns anos ser transferido para a Alemanha ou outro país por meio da empresa que fizeram a Formação Dual”.

O Studienkolleg, também uma possibilidade que o Humboldt oferece, é um curso preparatório com duração de seis meses a um ano, realizado na Alemanha e destinado para estrangeiros que querem estudar naquele país, mas não possuem o Abitur. Ou seja, mais uma oportunidade de qualificação que as companhias alemãs buscam. Mais uma pesquisa interna do Humboldt contabilizou que, por ano, uma média de 12 alunos por Abitur vão para Alemanha para estudar e uma média de dois a três alunos do currículo bilíngue vão para o Studienkolleg. “Presumo que estes dados, sobre quantos de fato estão trabalhando na Alemanha, estão começando a ser gerados, porque os formandos de 2016/2017 estão entrando no mercado de trabalho nesta época”, explica Mathias Rempel, Professor de Filosofia e História e Responsável pelo Studienkolleg do Colégio Humboldt. “O conhecimento em língua alemã adquirido pelos alunos no Humboldt faz com que eles estejam habilitados a realizar esse curso. As aulas dão ênfase a disciplinas específicas, focadas na graduação desejada e no final, uma prova é prestada para avaliar o cumprimento das exigências das instituições de ensino superior alemãs.”