O Colégio está preparado para a retomada e iniciar gradativamente o retorno às atividades presenciais com os protocolos de segurança sanitária, desenvolvidos em parceria com o braço social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; saúde emocional dos estudantes será um dos aspectos avaliados pelos profissionais da instituição
O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), vai receber grupos de até 110 alunos divididos entre manhã e tarde por dia entre 19 a 30 de outubro em horários específicos para atividades extracurriculares, de socialização e de acolhimento emocional. A retomada, de forma restritiva, foi decidida em conjunto com as famílias e segue a determinação dos órgãos sanitários competentes e as diretrizes de medidas de segurança sanitária, definidos em parceria com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) para garantir uma maior segurança aos pais, alunos e colaboradores.
“As atividades presenciais, não obrigatórias, têm por objetivo o gradativo retorno dos nossos alunos ao convívio escolar e à orientação sobre os protocolos sanitários, que há muito já estão prontos e foram compartilhados com a comunidade escolar”, afirma Fábio Martinez, diretor-executivo do Colégio Humboldt. Ele enfatiza que as equipes pedagógica, de apoio e os prestadores de serviço terceirizado foram capacitados e orientados para os processos seguros para o retorno.
Com 20% da capacidade, a instituição vai oferecer atividades complementares não letivas no seguinte formato: a Educação Infantil terá dois encontros semanais das 8h30 às 11h30. Já o 1º Ano terá um encontro semanal à tarde, das 14 às 17h, e um encontro pela manhã, das 8h30 às 11h30. As turmas do 2º ao 8º Ano terão um encontro semanal das 14 às 17h. O Colégio continua com o programa letivo regular remoto.
Protocolos e recomendações
A equipe do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz mapeou os processos de trabalho e rotinas do Colégio Humboldt, como fluxos críticos de entrada e saída de alunos e de funcionários, compra na cantina, entrega e recebimento de livros na biblioteca, entrada de itens de abastecimento e alimentos. Além disso, foi feito um mapeamento de risco de áreas de convívio coletivo, como as salas de aulas e cozinha e avaliação de riscos de contaminação de equipamentos de uso comum, como os bebedouros.
O diagnóstico sobre as adaptações foi inserido em um Guia de Orientação para adequação de estrutura física e de ações de contingência para os riscos mapeados. Dessa forma, uma série de medidas foram implementadas como a criação de uma nova entrada para evitar aglomerações; retirada de móveis com superfície de difícil higienização com protocolos Covid-19; reposicionamento das salas de aula, mesas do refeitório e da sala dos professores para garantir distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas; e adoção do controle de temperatura na entrada do Colégio. Foram definidos pontos para instalação de dispensários de álcool em gel, as máscaras passam a ser obrigatórias dentro da instituição e as mudanças já podem ser percebidas na entrada: não haverá uso das catracas biométricas para acesso de alunos, professores e colaboradores.
Cuidado emocional
Para a volta às atividades extracurriculares presenciais, o Colégio Humboldt organizou o acolhimento de grupos de alunos com atividades dinâmicas entre 45 a 90 minutos, com o objetivo de discutir e refletir sobre as questões socioemocionais. As ações contemplam diversas frentes, como os aspectos sociais do retorno a um convívio coletivo, passando pelas questões acadêmicas com um trabalho a partir de avaliações diagnósticas para retomada e recuperação de conteúdo, garantindo o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Em um primeiro momento, vamos ouvir aluno e família para saber da dificuldade daquele momento, que cada criança ou adolescente viveu e como ele respondeu, no contexto da pandemia e isolamento social. A partir dessas conversas, vamos avaliar junto aos pais os melhores encaminhamentos a serem tomados, desde uma conversa com seus filhos, até a algum profissional que cuide adequadamente do estudante”, explica Cláudio Oliveira, orientador educacional do Colégio.