Colégio Humboldt retoma aulas presenciais com diretrizes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos, São Paulo, receberá os alunos do Ensino Médio para as atividades letivas presenciais a partir de 3 de novembro (terça-feira). A retomada, de forma restritiva com 20% da capacidade, segue a determinação dos órgãos sanitários competentes e as diretrizes definidas em parceria com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) para garantir uma maior segurança aos pais, alunos e colaboradores.

O tutor da equipe pedagógica vai recepcionar uma série por dia da semana e a prioridade inicial para a retomada é para as turmas de finalização do processo escolar, que estão no 11º e 12º Anos (equivalentes aos 2º e 3º anos do Ensino Médio) e da formação profissional Dual. “Estruturamos um formato de retorno gradativo das aulas presenciais para o Ensino Médio e reorganizamos a oferta de algumas atividades extracurriculares para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, afirma Fábio Martinez, diretor-executivo do Colégio Humboldt.

O Colégio continua com o programa letivo regular remoto para os estudantes cujas famílias não se sentirem confortáveis em mandar os filhos à escola nesse momento. As aulas regulares para o Ensino Médio e as atividades extracurriculares serão mantidas para o mês de novembro. Para o mês de dezembro, novas orientações devem ser enviadas aos pais e responsáveis até o dia 24 de novembro.

Entre os dias 19 a 30 de outubro, 110 alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental divididos entre os turnos da manhã e da tarde participaram de atividades presenciais extracurriculares, de socialização e de acolhimento emocional, com o objetivo de discutir e refletir sobre as questões socioemocionais. As ações contemplaram diversas frentes, como os aspectos sociais do retorno a um convívio coletivo, passando pelas questões acadêmicas com um trabalho a partir de avaliações diagnósticas para retomada e recuperação de conteúdo, garantindo o desenvolvimento integral dos estudantes.

Protocolos e recomendações 

A equipe do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz mapeou os processos de trabalho e rotinas do Colégio Humboldt, como fluxos críticos de entrada e saída de alunos e de funcionários, nos elevadores, entrega de comida no refeitório, compra na cantina, entrega e recebimento de livros na biblioteca, entrada de itens de abastecimento e alimentos. Além disso, foi feito um mapeamento de risco de áreas de convívio coletivo, como as salas de aulas e cozinha e avaliação de riscos de contaminação de equipamentos de uso comum, como os bebedouros.  

O diagnóstico sobre as adaptações foi inserido em um Guia de Orientação para adequação de estrutura física e de ações de contingência para os riscos mapeados. Dessa forma, uma série de medidas foram implementadas como a criação de espaços separados de entrada para evitar aglomerações; retirada de móveis com superfície de difícil higienização com protocolos Covid-19; reposicionamento das salas de aula, mesas do refeitório e da sala dos professores para garantir distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas; e adoção do controle de temperatura na entrada do Colégio. Foram definidos pontos para instalação de dispensários de álcool em gel, as máscaras passam a ser obrigatórias dentro da instituição e as mudanças já podem ser percebidas na entrada: não haverá uso das catracas biométricas para acesso de alunos, professores e colaboradores.