Colégio Humboldt trabalha comunicação não violenta para conexão de professores e alunos

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

O Colégio Humboldt preparou seus educadores e corpo administrativo para a volta às aulas com uma formação em Comunicação Não Violenta. O objetivo é compreender e atender cada vez mais as necessidades dos estudantes e promover o envolvimento das famílias na rotina escolar.

De acordo com Viviane F. Gonçalves, Analista de Recursos Humanos da instituição, a Comunicação Não Violenta (CNV), é uma forte ferramenta de comunicação e de gestão de conflitos. “Oferece caminhos para nos relacionarmos com nossos sentimentos e também, recursos para lidarmos com os sentimentos e necessidade do outro, possibilitando assim, melhora nas relações humanas, bem como na forma de como vemos o mundo”, analisa. Na sala de aula, a formação pode ajudar os educadores na interação com os estudantes, na prevenção de desavenças, no acolhimento de novos alunos e na garantia de uma boa comunicação com as famílias. 

“Na dinâmica em sala de aula, o objetivo é aumentar a compreensão de forma que amplie a conexão das pessoas, entre professor e aluno, entre pares”, avalia Radharani Soares, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II do Colégio Humboldt. “Quando falamos em CNV, estamos nos referindo ao aumento das informações que uma pessoa tem sobre você ou determinada situação a fim de levá-la a compreender e se conscientizar do que está acontecendo e de que forma ela pode agir para melhorar esse cenário”, diz. “Se tivermos uma boa comunicação, talvez nem tenhamos um conflito. Mas se tivermos um conflito, será mais fácil de solucionar”, frisa Radharani.

Para os primeiros dias de aula, a profissional elencou algumas dicas que podem ajudar no acolhimento de estudantes novos por alunos veteranos, na organização da sala de aula, no compromisso dos alunos em fazer tarefas e questionar quando tiver dúvidas, além do compartilhamento do mesmo objetivo com as famílias. “Nós estamos alinhados às famílias em sempre querer o melhor para os estudantes. Mas muitas vezes, existe uma falta de compreensão de um lado para o outro e vice-versa. Por exemplo: pais e mães vão buscar o melhor daquela criança ou adolescente, mas a partir do contexto familiar. No colégio, existem outras necessidades, como as coletivas, e é preciso um outro olhar: avaliar o aluno no grupo. A CNV pode ajudar nessa comunicação que tem o mesmo objetivo, mas com diferentes pontos de vista e diferentes necessidades, sejam elas individuais e coletivas”, explicou.