Com álbum de figurinhas da Copa do Mundo, alunos aprimoram alemão em sala de aula do Colégio Humboldt

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

A febre dos álbuns de figurinha ainda não acabou! Não é somente no intervalo dos colégios que ele faz sucesso, mas também, em sala de aula. No Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), os álbuns estão repletos de atividades em alemão desenvolvidas pelos professores das áreas de DaF (disciplinas de alemão aplicado) e Esporte e trazem figurinhas realmente raras: os alunos de 5ºs e 6ºs anos!

As turmas têm que resolver os desafios, em uma divertida oportunidade de aprimorar o vocabulário e o idioma alemão, desenvolver competências socioemocionais, equilibrar a competitividade e o espírito de equipe e estreitar laços com os demais jogadores.

Carla ten Kathen, professora e coordenadora da área de Alemão como Língua Estrangeira – DaF e DFU (disciplinas de alemão aplicado), destaca que cada uma das atividades do álbum foi pensada de acordo com os conteúdos previstos para aquelas classes do Ensino Fundamental. Um bom exemplo disso é uma página do álbum com conteúdos de História e Geografia ministrados em alemão. “Eles estudaram o que são artefatos históricos e tinham que encontrar em qual parte dessa figurinha esse artefato aparecia”, explica a professora.

Dentre outras atividades estão pegadinha, jogo dos sete erros, algumas tarefas específicas em alemão, como as horas nessa língua, e assim por diante. “Além de terem as páginas com as figurinhas dos participantes daquela turma, eles também têm de colecionar as de cada colega, dos professores e de lugares e história do Colégio”, diz Carla ten Kathen.

Ainda, durante as aulas, os alunos vão fazendo as atividades e sendo “premiados” com saquinhos de figurinhas.