Com apoio da ABSOLAR, Governo do ES lança programa de incentivo para energia solar distribuída

Foto: Divulgação / ABSOLAR.

O governo do Espírito Santo, com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), anunciou o lançamento do Programa GERAR, que prevê triplicar os investimentos em geração distribuída solar fotovoltaica no estado e ampliar incentivos para as fontes renováveis.

A iniciativa inclui ampliação das opções de financiamento, simplificação do licenciamento ambiental e incentivos fiscais, em linha com o compromisso assumido pelo estado de redução de emissões de poluentes e de combate às mudanças climáticas.

Um dos destaques do novo programa capixaba é ampliação de isenções do ICMS na micro e minigeração distribuída, a exemplo de medidas adotadas em estado líderes na solar distribuída.

Segundo o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira na construção dos eixos principais desse programa e participará ativamente de sua implantação, como já é feito em vários estados brasileiros.

“O Espírito Santo ocupa a 16ª posição no ranking estadual da energia solar na geração distribuída, com mais de 73,4 megawatts (MW) em potência instalada na modalidade, totalizando cerca de 5,3 mil sistemas de geração de pequeno porte”, comenta Sauaia.

“Com o novo programa, o estado se prepara para galgar novas posições no ranking estadual. A região já recebeu mais de R$ 350 milhões de investimentos de empresários e consumidores capixabas”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração, Ronaldo Koloszuk.

“Até pouco tempo, o estado do Espírito Santo era muito dependente de recursos fósseis. Mas, diante dos novos desafios sociais, ambientais e econômicos, o foco está hoje na direção das fontes renováveis, em especial da tecnologia solar fotovoltaica. O mercado está bastante otimista com o programa GERAR e somos parceiros para acelerar o desenvolvimento da região, com atração de capital, criação de emprego e renda e com sustentabilidade”, conclui Koloszuk.