Fundação Voith Brasil apoia a inclusão de jovens no mercado de trabalho

Foto: Divulgação – Voith

A iniciativa social Formare, apoiada pela Fundação Voith Brasil, está com inscrições abertas até o dia 13 de junho para a Turma 2021. Idealizado pela Fundação Iochpe, o programa tem como objetivo proporcionar aprendizagem e formação profissional a jovens de baixa renda, regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas da cidade de São Paulo.

Neste ciclo anual, os jovens inscritos participarão do processo seletivo para as 12 vagas disponibilizadas em 2021 para o curso no formato on-line, com duração média de 10 meses. Após a conclusão, os adolescentes receberão o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) de Assistente Administrativo Industrial.

Um dos pré-requisitos é que os alunos estejam matriculados em escolas da rede estadual no bairro do Jaraguá, na zona noroeste da cidade de São Paulo, região em que a unidade da Voith está localizada. O Formare conta com o engajamento de integrantes da equipe da Voith Brasil com a preparação e a inclusão dos adolescentes no mundo do trabalho. Os colaboradores da empresa ministram aulas, de forma voluntária, aos estudantes impactados por este projeto.

“Compartilhamos com os jovens conteúdos similares aos apresentados na escola, sempre associados a processos que se destacam no dia a dia das empresas, como matemática aplicada, comunicação oral e escrita, e inglês,” comenta Denise Plaça, Advogada Senior, colaboradora da Voith Brasil que participa como educadora voluntária dessa iniciativa. “Dessa forma, criamos a conexão com o universo de práticas que os alunos do Formare encontrarão no mercado de trabalho”, finaliza.

Desde 2006, a iniciativa formou mais de 240 jovens para o mercado de trabalho, que hoje atuam no Grupo Voith e em outras empresas. Um dos beneficiados pelo Formare é Alex Aquino. Ele integrou uma turma do programa em 2017 e teve a oportunidade de iniciar sua trajetória profissional na Voith na área de Compras. “O curso do Formare abriu mais que portas para o primeiro emprego. É formação para a vida e a educação é peça-chave nessa evolução”, afirma Alex.

Ao desenvolver competências básicas para a vida e específicas para o exercício de uma profissão, o Formare gera um benefício inclusivo e transformador que, em longo prazo, contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

“A pandemia trouxe muitas mudanças em nossas vidas, mas a principal delas é a relevância do cuidado com o outro,” afirma Cibele Barbará, Gerente do Jurídico da Voith América do Sul e responsável pela Fundação no Brasil. “A Voith buscou aprimoramento para continuar com o programa Formare, neste ano totalmente remoto. Com isso, garantimos que poderemos influenciar positivamente a vida de diversos jovens, por meio da educação, cultura, esporte e cidadania”, finaliza.

As inscrições para o processo seletivo da Turma 2021 do Programa Formare podem ser feitas neste site: https://voith.com/br-pt/sobre-nos/voith-foundation/formare.html