Com aporte bávaro, OroraTech utiliza nanossatélites para a detecção de incêndios florestais

Foto: Divulgação – OroraTech

A startup bávara OroraTech do movimento New Space fechou um financiamento de série A para o desenvolvimento de um sistema global de detecção precoce de incêndios florestais por satélite. A tecnologia já está sendo utilizada por agências governamentais, empresas de seguros e na silvicultura comercial para diminuir os impactos ambientais e econômicos dos incêndios florestais.

O valor total do financiamento é de 5,8 de milhões de euros e entre os investidores do projeto estão o Fundo de Investimentos do Estado da Baviera (Wachstumsfonds Bayern), administrado pela Bayern Kapital; Ananda Impact Ventures; Findus Ventures; APEX Ventures; além de um consórcio de investidores experientes.

“A mudança climática aumenta o risco de incêndios florestais. Em 2019, mais de 4,5 milhões de incêndios foram registrados em todo o mundo que atingiram mais de 1 quilômetro quadrado. Se as autoridades responsáveis tiverem imagens térmicas do espaço e assim puderem agir rapidamente, mesmo em áreas menos densamente povoadas, os danos à natureza causados pelos incêndios florestais serão significativamente reduzidos. Este potencial global nos convenceu na OroraTech desde o início”, disse Roman Huber, Diretor-geral da Bayern Kapital.

Nos últimos anos, o número e a extensão dos incêndios têm aumentado de forma alarmante. Apenas no Estados Unidos foram mais de 41 mil km² de terra destruídos por incêndios em 2020. Anualmente, os incêndios liberam cerca de 8 bilhões de toneladas de CO2 ao redor do mundo – mais do que o tráfego de automóveis mundial – e causam prejuízo de cerca de 24 bilhões de dólares.

Com o objetivo de alertar rapidamente sobre perigos mundiais e criar análises mais precisas, a OroraTech pretende colocar seus próprios nanossatélites na órbita da Terra nos próximos anos. Para este fim, a startup desenvolveu pequenas câmeras infravermelhas, equipadas com Inteligência Artificial (IA). O apoio do Wachstumsfonds Bayern deve permitir o lançamento dos primeiros satélites. A previsão é de que até 2026 a OroraTech lançará mais de 100 nanossatélites na órbita terrestre, que detectarão e comunicarão incêndios florestais de uma área de dez por dez metros em no máximo 30 minutos, além de medir temperaturas em todo o mundo em intervalos de hora com alta resolução.

“Torres de observação, drones e aviões são medidas de monitoramento caras e muitas vezes inviáveis. É por isso que instituições globais no mundo inteiro já contam hoje com nossos serviços”, explicou o CEO e Co-fundador da OroraTech, Thomas Grübler. “Buscando cobrir mais áreas no futuro e detectar os incêndios ainda mais cedo, colocaremos em órbita nossa própria constelação de satélites especializados. Estamos muito contentes, portanto, por contarmos com investidores experientes para nos apoiar com capital financeiro e know-how tecnológico na implementação dos nossos planos.”

Hubert Aiwanger, Ministro da Economia da Baviera, afirmou: “O espaço é o mercado do futuro. Já existem mais de 120 empresas do setor NewSpace na Alemanha. Essencial para segurar o sucesso dessas empresas inovadoras é a disponibilidade de capital de risco. Há muitos anos o estado livre vem apoiando os tech-startups locais em fases de expansão através do Wachstumsfonds Bayern. Ao apoiar empresas orientadas para o futuro a implementar seus modelos de negócios, estamos assegurando a força inovadora e a competitividade da Baviera como um local de negócios a longo prazo – e, assim, criando hoje os empregos de amanhã”.

Sobre o Wachstumsfonds Bayern

O Fundo de Investimento da Baviera (Wachstumsfonds Bayern) foi criado em 2015 com o objetivo de apoiar startups, assim como pequenas e médias empresas orientadas para a tecnologia com financiamentos como um parceiro de investimento. O fundo é parcialmente financiado pelo LfA Förderbank Bayern e pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI).