Com aquisição da Porocel, Evonik acelera sua atividade com catalisadores

Foto: Divulgação Evonik

Em 3 de novembro de 2020, a Evonik concluiu a aquisição do Porocel Group, Houston (EUA), por 210 milhões de dólares, de acordo com o planejado. As contribuições do novo negócio serão incluídas nas vendas e receitas da Evonik a partir dessa data. A Porocel, com seus cerca de 300 colaboradores e suas unidades produtivas correspondentes, será integrada à divisão Smart Materials da Evonik. As atividades globais da empresa na área de regeneração de catalisadores para dessulfurização, catalisadores para recuperação de enxofre e adsorventes purificadores à base de alumina representam um crescimento do portfólio de catalisadores da Evonik.

A integração da atividade à linha de negócios Catalisadores, planejada detalhadamente nos últimos meses, será imediatamente posta em prática. Os clientes da Porocel continuarão recebendo os mesmos produtos e serviços de alta qualidade que já se acostumaram a receber dos canais de venda estabelecidos.

Claus Rettig, responsável pela divisão Smart Materials, prevê um potencial de crescimento adicional para a atividade global com catalisadores da Evonik. “A linha de negócios Catalisadores representa um importante motor de crescimento e sustentabilidade para a divisão. Com essa aquisição seletiva, ampliamos as nossas competências com novos produtos e tecnologias. Dessa maneira, contribuímos para que os nossos clientes possam deixar seus processos e produtos mais eficientes e mais econômicos em recursos”, acrescentou Rettig. “A presença mundial da Porocel aliada à capacidade produtiva disponível vai reforçar ainda mais as atividades globais com catalisadores da Evonik”.

“Com a tecnologia de regeneração com alta eficiência de catalisadores de dessulfurização, a Evonik poderá atender o crescente mercado de combustíveis com baixo enxofre. A regeneração de catalisadores reduz as emissões de CO2 e contribui para a sustentabilidade e a transição para a economia circular, permitindo, dessa maneira, a redução da pegada de carbono. A aquisição da Porocel representa um marco decisivo para a linha de negócios de Catalisadores na medida em que revela um novo horizonte de crescimento”, diz Sanjeev Taneja, responsável pela linha de negócios Catalisadores na Evonik.

No exercício financeiro de 2019, a Porocel gerou vendas de cerca de US$ 100 milhões e um EBITDA de aproximadamente US$ 23 milhões no ano de 2019. A margem EBITDA de cerca de 23% está acima da meta média de 18-20% da Evonik.