Com investimentos em inteligência artificial e soluções digitais, plataforma da Bayer mostra avanços em programas consolidados

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Tecnologias baseadas em inteligência artificial e parcerias de peso em busca de uma agricultura cada vez mais regenerativa são alguns dos destaques da Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer.

“Queremos mostrar, na prática, como estamos testando e criando iniciativas para impulsionar a digitalização no agronegócio”, diz Abdalah Novaes, Líder de Soluções Agrícolas Digitais da Bayer para a América Latina. “A combinação de dados, informações e insights possibilita a construção de novas soluções para facilitar a jornada de transformação digital, colocando em destaque as dores e as necessidades de quem é nossa principal preocupação: o agricultor.”

Desde 2017, quando a plataforma Climate FieldView, chegou ao Brasil, a Bayer apoia os processos de transformação digital no campo. Primeira empresa do mercado a introduzir uma solução de prescrição personalizada de sementes com uso de Inteligência Artificial, a multinacional ainda é pioneira na criação de modelos de negócio de risco compartilhado com o produtor. 

Líder no mercado brasileiro, a Climate FieldView monitora atualmente mais de 28 milhões de hectares no país, o que equivale a quase metade de toda a área destinada ao plantio de soja no Brasil. Além disso, sua presença global se estende a 23 países, monitorando uma extensão de mais de 90 milhões de hectares. Com a plataforma, produtores podem utilizar dados para tomar decisões mais assertivas, podem otimizar a gestão de insumos no campo e extrair análises importantes para o plantio, colheita, operações de pulverização e para o planejamento, levando a ganhos de produtividade e rentabilidade – sojicultores brasileiros usuários de Climate FieldView produzem, em média, 7 sacas a mais por hectare em comparação com a média da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), por exemplo.

A Bayer da América Latina está levando a inovação em IA (Inteligência Artificial) um passo adiante com o desenvolvimento de uma solução de IA generativa ainda em caráter experimental, destinada a revolucionar a maneira como os agricultores interagem com dados agrícolas.

Esta solução pioneira tem o objetivo de simplificar as consultas feitas por agricultores sobre os dados existentes no FieldView. Ao utilizar uma abordagem intuitiva e uma interface amigável, a ferramenta permitirá que os usuários obtenham respostas precisas e detalhadas sobre questões agronômicas referentes aos seus próprios dados de maneira rápida e eficiente.

A iniciativa sublinha o compromisso da empresa com a transformação digital na agricultura, oferecendo ferramentas que não apenas respondem às necessidades imediatas dos agricultores, mas também promovem uma agricultura mais inteligente e conectada. A Bayer continua a explorar o potencial da IA generativa para agregar valor ao setor agrícola, reafirmando seu papel como líder na introdução de tecnologias disruptivas que endereçam os desafios globais da segurança alimentar.