Com objetivo de ter mais rapidez e eficiência em seus processos de manutenção de fábricas, a Pif Paf Alimentos criou, em menos de três semanas, um novo aplicativo móvel para seus técnicos de manutenção utilizando o software SAP Build Apps. Um dos principais resultados foi uma redução de 10% no consumo de papel que seria utilizado na impressão das ordens de serviço de manutenção, que representa o total de 270 mil folhas de papel economizadas por ano.
Outro benefício para a gestão da companhia foi a redução de 30% no tempo e no dinheiro gastos na entrada de dados pelos técnicos. Um ponto único de entrada digital melhorou a precisão da manutenção, reduziu custos e taxas de erro e deu acesso aos dados em tempo real, mesmo em áreas remotas sem conexão à internet.
Anteriormente, os técnicos de manutenção da Pif Paf Alimentos usavam um processo manual de verificação do funcionamento das máquinas, o que envolvia o registro de dados operacionais das máquinas em ordens de manutenção impressas em papel para cada pedido. Depois de coletar esses dados, os técnicos precisavam registrá-los manualmente no sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).
“A solução é um passo importante para o nosso desenvolvimento tecnológico, dentro da frente paperless. A Pif Paf Alimentos acredita que parcerias com soluções que visam descentralizar o uso da tecnologia e empoderar os usuários são o caminho para acelerar a transformação digital das empresas”, afirma Antonio Minier, Diretor de Transformação de Negócios da Pif Paf Alimentos.
“A equipe de Tecnologia, como parceira de negócios, ganhou agilidade com o SAP Build Apps na entrega da solução e contribuiu para busca da nossa meta de ser uma companhia sem papel, melhorando a eficiência e automação dos processos” afirma Lauro Salgado, Responsável por RPA e Indústria 4.0.
O SAP Build Apps permite desenvolver aplicativos com base no método low-code, com interfaces do tipo arrastar-e-soltar de componentes comuns – o que dá liberdade para os clientes criarem suas próprias aplicações de forma rápida e intuitiva. O novo aplicativo da Pif Paf Alimentos não apenas resolveu o problema das rotinas de manutenção, mas se integrou perfeitamente à arquitetura tecnológica SAP existente, baseada na SAP Business Technology Platform (BTP).
Além de todos os ganhos citados, o SAP Build resolveu um outro problema da empresa, que não conseguia inserir dados de forma off-line, sem internet. A área de Tecnologia criou uma funcionalidade de sincronização e agora os dados fornecidos pelos técnicos de manutenção são primeiramente salvos localmente em seus dispositivos e depois sincronizados com o sistema quando a conexão de rede for restabelecida.
A Pif Paf Alimentos planeja agora liberar o aplicativo para todos os 300 técnicos de manutenção, aprimorar ainda mais o design do aplicativo e estendê-lo a outros processos de negócios e rotinas de manutenção.