COMEXPORT assina contrato com Vports e assume terminal dentro do Terminal Portuário de Vila Velha

Foto: Divulgação COMEXPORT

A COMEXPORT, maior empresa brasileira de comércio exterior e líder na importação de veículos, assinou na última semana um contrato de exploração do Terminal de Veículos (TEV) com a Vports – o novo Porto de Vitória, e se tornou a primeira e única empresa de comércio exterior a deter um terminal próprio dentro do principal porto de veículos do país.

O novo contrato é um marco significativo para a COMEXPORT, pois impulsiona ainda mais sua posição de liderança em soluções para o setor automotivo, resultando em um aumento expressivo na qualidade final das operações automotivas. “O contrato com o Terminal de Veículos representa um avanço estratégico para a COMEXPORT. Nos próximos dois anos, realizaremos um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões para aprimorar o terminal, que será integrado as demais estruturas que já possuímos no estado do Espírito Santo. Essas estruturas incluem dois complexos logísticos classificados entre os mais avançados do mundo”, afirmou Rodrigo Teixeira, Vice-Presidente Comercial da COMEXPORT. “Esses investimentos são uma reafirmação da nossa confiança no Estado, no novo Porto de Vitória, em nossos parceiros e na indústria automotiva brasileira”, complementou.

Ilson Hulle, Diretor-Presidente da Vports, reforça que a parceria representa um marco na história portuária. “O pioneirismo tem marcado a trajetória do primeiro e único porto sob gestão privada do país. Esse é o terceiro contrato que firmamos em menos de um ano, demonstrando quanto estamos mais ágeis e assertivos nas negociações, posicionando o complexo portuário como um elo logístico ainda mais eficiente entre os ativos de infraestrutura”.

Segundo Teixeira, o contrato representa uma nova forma de fazer importação e logística no Estado. “Antes, os veículos eram removidos do cais e levados para recintos alfandegados em uma zona secundária, a fim de serem nacionalizados, mesmo durante operações noturnas, feriados e finais de semana. No entanto, agora temos um espaço dedicado, no próprio porto, para receber os veículos, o que nos permite planejar as movimentações de forma mais eficiente, reduzindo custos e minimizando riscos para pessoas e bens. Com o TEV, ampliamos nossa oferta de soluções para o setor automotivo, proporcionando operações mais ágeis, econômicas e com um foco maior na qualidade”, afirmou o executivo.

O Terminal de Veículos (TEV) arrendado pela COMEXPORT é o único dentro do Porto de Vitória e possui uma posição estratégica no fluxo de comércio exterior do Brasil. Os portos do Espírito Santo são responsáveis por 25% do comércio exterior do país, essencial para a competitividade brasileira em operações de importação e exportação.

Com o compromisso de continuar sendo inovadora e líder no setor automotivo, a COMEXPORT tem se destacado por sua expertise em importação de veículos e soluções de comércio exterior e logística para a cadeia de suprimentos automotiva. A empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo gestão logística de pátios e armazéns de peças, atividades de pós-industrialização, PDI (Pre-Delivery Inspection), instalação de acessórios e reparos. Além disso, a empresa também dispõe de soluções customizadas e inovadoras em gestão, comércio exterior, movimentação de veículos e planejamento financeiro, fiscal e tributário.