A Hamburg Süd e a China Navigation Company (CNCo), subsidiária do Swire Group, anunciaram um acordo para que a CNCo adquira o negócio de transporte a granel da Hamburg Süd, que inclui Rudolf A. Oetker (RAO), a Furness Withy Chartering e as atividades da Alianca Navegacão e Logística (Aliabulk).
A operação de transporte a granel da Hamburg Süd é gerenciada a a partir de Hamburgo, Londres, Melbourne e Rio de Janeiro, com aproximadamente 45 navios fretados nos segmentos: Handysize,Supra/Ultramax e Kamsarmax/Panamax. Ao contrário do transporte marítimo com carga seca em contêineres, no transporte a granel, os produtos secos, como commodities agrícolas, minério ou aço em navios graneleiros são transportados, de maneira flexível, de porto a porto, conforme exigido pelo cliente.
“Com esta decisão, a Hamburg Süd se concentrará, como planejado, em seus negócios de linha com suas duas marcas de contêineres – Hamburg Süd e Aliança”, diz o Dr. Arnt Vespermann, CEO da Hamburg Süd. “Como parte da Maersk, a maior empresa de transporte marítimo de linha do mundo, esse foco claro é um passo natural. Ao mesmo tempo, a CNCo é uma empresa estabelecida e respeitada no transporte a granel que está em um curso de crescimento neste segmento e, portanto, constitui um bom novo lar para a RAO, Furness Withy e Aliança Bulk.”
A CNCo, sediada em Cingapura, é operadora de navios de alto mar da multinacional Swire Group. Atualmente, a empresa emprega cerca de 2.500 funcionários em todo o mundo e possui cerca de 135 embarcações, sendo a maior parte delas de navios graneleiros e de multiuso. A Swire Bulk, seu negócio de comércio a granel, foi criada em 2012 e opera uma frota moderna e eficiente em termos de combustível de mais de 100 navios Handysize e Supra / Ultramax compostos por navios proprios, de afretados a longo e curto prazo. A empresa está focada em ser uma provedora líder de serviços de transporte sustentáveis e inovadores, bem como um parceiro para clientes de longo prazo de afretamento e industriais.
“A CNCo está entusiasmada por ter assinado com sucesso essa aquisição”, comentou James Woodrow, Diretor Administrativo da The China Navigation Company. “Existem algumas sinergias muito naturais entre os negócios e estamos muito satisfeitos em adquirir uma equipe e negócios tão experientes e de alta qualidade que complementam nossa própria frota ecológica moderna e ajudam a desenvolver nossa expansão estratégica para o segmento Supra / Ultramax. Compartilhamos uma forte cultura corporativa com uma rica história que se estende por cerca de 150 anos entre Hamburg Süd (1871), The China Navigation Company (1872) e Furness Withy (1891), o que demonstra uma visão compartilhada e compromisso de longo prazo com a indústria marítima.”
O processo de closing está previsto para o final do primeiro trimestre de 2019, sujeito a aprovação regulatória. As partes concordaram em não divulgar o preço de venda. A unidade de negócios RAO Tankers não está incluída na venda e continuará a fazer parte do Grupo Hamburg Süd.