Conferência da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo discute a eficiência energética na indústria

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Nesta terça-feira (20), profissionais da indústria energética brasileira e alemã se reuniram na Conferência Brasil-Alemanha de Soluções Inovadoras (incl. Hidrogênio Verde) para Ganho de Eficiência Energética na Indústria, organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul. O evento contou com apresentações de representantes de empresas alemãs sobre suas soluções para eficiência de energia, bem como exposições sobre as perspectivas atuais e futuras para o setor energético.

A conferência fez parte do Programa Exportinitiative Energie, iniciativa desenvolvida pelo Ministério Alemão da Economia e Proteção Climática (BMWK). Entre os dias 19 e 23 de setembro, o grupo de profissionais alemães estarão no Brasil para construir novas parcerias e negócios com empresas locais.

Alessandro Colucci, Diretor de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da AHK São Paulo, reforçou a importância de encontros como esse para a formação de parcerias e trocas de conhecimento durante a abertura do evento. “É cada vez mais relevante debater soluções para o desperdício energético e podemos aprender muito com o know-how alemão para mitigarmos as perdas de energia que ainda são uma realidade no Brasil”, afirmou.

Também dando as boas-vindas aos participantes, Dietmar Sukop, Diretor Geral da Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul, comemorou a possibilidade de reunir players do setor para discutir os desafios do setor elétrico. “As dificuldades da indústria energética são iguais em todas as regiões do Brasil e, por isso, é essencial que haja cooperação entre os integrantes da indústria para fazermos um uso mais estratégico e sustentável da energia”, declarou.

Trazendo uma visão acadêmica do assunto, Lukas Knorr, Research Assistant na Universidade de Paderborn, apresentou dados e pesquisas sobre o papel da indústria para enfrentar a mudança climática e como a eficiência de energia pode ser peça-chave para um mercado neutro. “Segundo estudos da Universidade de Stuttgart, 60% das empresas querem alcançar a neutralidade climática. Para isso, a indústria deve seguir três passos principais: minimizar, substituir e compensar”, explicou.

Em seguida, as empresas alemãs da delegação divulgaram suas soluções e produtos para o mercado. O Gerente de Vendas da América Latina do Binder Group, Enrique Montes, expôs a economia de energia e a melhoria na qualidade dos efluentes a partir do uso dos serviços de controle da aeração oferecidos pela empresa.

Com foco na aplicação de energias para redução do consumo de gás nos processos industriais, o Diretor Geral da Wissenskapital Energie, Mart Kivikas, ressaltou a importância da diminuição da geração de energia primária. Adicionalmente, ele reforçou a necessidade de utilizar sistemas de Big Data e Internet das Coisas para soluções energéticas.

O Consultor de Eficiência Energética da Mitsidi Projetos, Hamilton Ortiz, ficou responsável por explicar do panorama da eficiência energética na indústria brasileira. De acordo com ele, empresas de grande porte são as que se recuperam mais rápidos dos custos de implementação de tecnologias para o setor de energia. No entanto, Ortiz enxerga que nos próximos anos a área terá um aumento significativo de vagas de trabalho nos próximos anos, o que poderá fortalecer o mercado.  

Já a MIG Material Innovative Gesellschaft mbH compartilhou os ganhos das soluções de sistema de revestimento para economia energética. O Representante da empresa e parceiro na América Latina, Patrick Knoedler, complementou a apresentação com dados relativos às emissões de gases de efeito estufa em São Paulo e como a capital paulista poderia se beneficiar com estas tecnologias.

Buscando discutir soluções sustentáveis e eficientes para redes elétricas, o Gerente de Vendas Internacionais da A. Eberle GmbH & Co. KG, Teferi Abay, mostrou como a empresa de medição, distribuição e controle de energia está alinhada às tendências atuais de inovação.

Após uma pausa para o coffee-break, o Pesquisador do Instituto Fraunhofer para Engenharia de Produção e Automação IPA, Alejandro Tristán, se aprofundou na aplicação do hidrogênio verde para ganhos de eficiência energética e evidenciou o potencial do Brasil em se tornar líder no mercado do produto.

Logo em seguida, foi a vez da H2 Core Systems, startup que fornece soluções energéticas por meio de sistemas modulares e escalonáveis para produção de hidrogênio verde. O Representante da H2 Core Systems GmbH na América do Sul, Ulf Behrens, salientou os benefícios que a presença de empresas grandes e organizações pequenas podem representar para o ambiente de negócios.

Por fim, o Diretor de Vendas da thyssenkrupp nucera, Luiz Antonio Mello, exibiu os últimos projetos da empresa relacionados à produção do produto e corroborou o parecer da empresa de que os investimentos devem ser em escala industrial para que os custos de produção sejam viáveis para o mercado.

A Conferência contou com a participação de 60 pessoas e, ao longo da semana, o programa da delegação se desdobrará para a realização de reuniões individuais com potenciais clientes e parceiros de negócio.