Conferência traz ao Brasil experts alemães do setor de Biogás, Cogeração e Trigeração

Foto: Conferência Brasil-Alemanha de Biogás, Cogeração e Trigeração.

Materiais normalmente descartados no agronegócio, no tratamento de água, no setor alimentício e em qualquer área que gere detritos orgânicos podem, na verdade, valer ouro. No dia 15 de outubro experts alemães e brasileiros apresentarão soluções e tecnologias para transformar esterco, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas e industriais em biogás. A partir dele, é possível gerar energia elétrica, calor e até frio. 

As vantagens de utilizar o biogás são muitas. Além de diminuir o impacto ambiental da empresa, o recurso pode reduzir significativamente os custos de produção, principalmente ao diminuir os gastos em energia elétrica ou com combustível em frotas, como já é feito pela Usina Itaipu e pela Sabesp. 

Alguns dos temas tratados na conferência serão aplicações da cogeração, que produz eletricidade e calor, exportação de energia e a produção de motores a gás. O evento também contará com um panorama do cenário brasileiro em biogás apresentado pelo diretor executivo da ABIOGAS (Associação Brasileira de Biogás), Alessandro Sanches. 

Outros participantes de peso são Achim Kaiser, gestor de projetos do IBBK – The Biogas Network e diretor executivo da Agência Alemã de Promoção do Uso Sustentável de Biogás e Bioenergia (FnBB e.V.), Dr. Eng. Rodrigo Pastl da CIBIOGAS e Florian Strippel da Associação Alemã de Biogás (Fachverband BIOGAS e.V.). 

A programação fica completa com seis empresas alemãs especialistas no ramo: 

2G Energietechnick 

Empresa especializada em equipamentos de alta performance para a geração de energia, cogeração e trigeração de biogás. A 2G Energietechnik também planeja plantas inteiras e oferece suporte profissional para a instalação e manutenção. 

Caterpillar Energy Solutions 

Dona das marcas MWM e Cat, a Caterpillar Energy Solutions oferece opções eco amigáveis para a distribuição e geração de energia, manufatura de motores a gás, plantas de eletricidade e de cogeração. Com quase 150 anos de experiência, a empresa atende indústrias de todo o mundo. 

Emka Energie 

Empresa independente de consultoria e comercialização de centrais de cogeração, com vasto conhecimento na produção e no tratamento de biogás, em especial o biometano. A Emka Energie tem como foco os setores agrícola e alimentício, oferecendo unidades modernas e soluções completas em cogeração. Os produtos não só têm qualidade alemã, como baixo custo de manutenção. 

Pumpenfabrik Wangen 

Fabricante especializada em bombas para transporte de substratos agrícolas e materiais agressivos. Entre eles obviamente está o biogás, que pode ser problemático em bombas comuns. A Pumpenfabrik Wangen é referência na Alemanha. 

streisal 

Fundada em 1988, a streisal produz sistemas de agitação para tratamento de águas residuais, plantas de biogás e outros processos industriais diversos. Os sistemas são testados em laboratórios que reproduzem as condições reais.

WWZ 

Fundado em 2000, o Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha promove a transferência de tecnologia no setor ambiental – em especial nos domínios da produção de biogás, gestão de resíduos, gestão da água e das águas residuais e despoluição da água. Além de criar fóruns para a divulgação de material científico, incentivar intercâmbios de alunos e professores universitários.

SERVIÇO:

Conferência de Biogás, Cogeração e Trigeração

Data: 15 de outubro, das 9h às 15h

Local:  Espaço Citron (Av. Cecília Lottenberg, 12 – Chácara Santo Antônio, São Paulo)

Inscrições: As inscrições são gratuitas, mas o número de vagas é limitado.

Para conferir a programação completa e fazer sua inscrição clique aqui.