Congresso gratuito discute desafios e oportunidades para o ecossistema local de hidrogênio verde

Foto: SHUTTERSTOCK

Evento será realizado no formato online no dia 28 de outubro e contará com palestrantes do Brasil e da Alemanha

No dia 28 de outubro, das 9 às 12 horas, será realizada a 2ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde, um evento online e gratuito que visa oferecer aos participantes um panorama a respeito do progresso das atividades bilaterais e locais relacionados com o produto, bem como os principais desafios e oportunidades já identificados a partir de projetos pilotos nas áreas de recursos humanos, tecnologias, infraestrutura e cadeia local. As inscrições já estão disponíveis no site da Câmara Brasil-Alemanha.

O evento é mais uma iniciativa da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde das Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro que têm promovido parcerias e oportunidades de negócios relacionadas ao hidrogênio verde entre empresas e instituições brasileiras e alemãs.

O Congresso será palco do lançamento de importantes iniciativas, como uma chamada do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi) para projetos do setor privado e um programa de inovação para alavancar o ecossistema local de hidrogênio verde. Adicionalmente, será lançado o H2/PTX Innovation Program, que tem como objetivo impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação para Hidrogênio Verde, apoiando projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e promovendo transferência de tecnologia entre o mercado e o governo. A iniciativa envolve um Prêmio de Inovação, webinars, hackathons e a estruturação de um fundo de investimento em startups que tenham soluções para a cadeia de Hidrogênio Verde.

Entre os painelistas confirmados estão Paulo Alvarenga, CEO thyssenkrupp South America; Dr. Christine Falken-Großer, Head of Unit IIA2 Bilateral Energy Cooperation no Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi); Fernanda Leite, Technical Advisor na Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); Dr. Ing. Rodrigo Pastl, Head of Fraunhofer Liaison Office Brazil na Fraunhofer-Gesellschaft; e Daniel Gabriel Lopes, Diretor Comercial na Hytron/EDP.

Como principais representantes da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde estarão Ansgar Pinkowski, Gerente de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro; e Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

O evento marcará também o lançamento da tradicional publicação Revista BrasilAlemanha. Publicada anualmente pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a revista aborda os assuntos mais relevantes da economia e política no âmbito das relações bilaterais. Esta edição terá uma seção especial focada no hidrogênio verde, além de artigos sobre eficiência energética, soft skills e o futuro da produção de alimentos.

Sobre a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde:

O tema não poderia ser mais atual. Em junho de 2020 a Alemanha adotou uma estratégia nacional para alcançar suas metas de descarbonização, fortalecer empresas alemãs e promover o abastecimento local de hidrogênio. A partir desta estratégia, o governo alemão planeja investimentos de até 9 bilhões de euros para alavancar o tema nacional e internacionalmente por meio de parcerias com países que possuam potencial de produção. Desde então, a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde promove diferentes ações para impulsionar o desenvolvimento de todo o potencial brasileiro para que o País torne um dos maiores players do mercado global de hidrogênio verde.

Além de abrigar, em São Paulo, o maior polo industrial alemão fora da Alemanha, o Brasil se destaca por possuir uma matriz energética 75% composta por fontes renováveis, possuindo um dos menores custos com geração elétrica do mundo.

 

Serviço:

2º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Data: 28 de outubro de 2021

Horário: das 09:00 às 12:00 horas

Inscrições e mais informações