Continental abre TechCenter para Tecnologias de Hidrogênio em Hamburgo

Foto: SHUTTERSTOCK

A Continental abriu um novo TechCenter para tecnologias de hidrogênio em suas instalações em Hamburgo-Harburg, Alemanha. No futuro, o setor do grupo ContiTech utilizará o TechCenter como uma plataforma colaborativa para troca de conhecimentos nesta área. Inovações e a transferência de soluções técnicas existentes para novas aplicações no campo de tecnologias de hidrogênio devem ser promovidas. 

O foco é reunir especialistas de diferentes áreas e indústrias. Estes devem identificar desafios técnicos, regulatórios e de infraestrutura ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogênio, assim como desenvolver abordagens abrangentes para soluções. 

“A transição gradual de energia fóssil para energia renovável não é apenas substituir uma forma de energia por outra”, disse o Dr. Michael Hofmann, Diretor de Tecnologia da ContiTech, na cerimônia de abertura. “Pelo contrário, a transição implica uma transformação em todas as indústrias e setores. Nesse contexto, o potencial do hidrogênio é enorme. No futuro, ele desempenhará um papel crucial na descarbonização de várias indústrias na produção, armazenamento e transporte de eletricidade verde. Nossas décadas de experiência em materiais em uma ampla gama de aplicações industriais nos permitem trabalhar com parceiros para desenvolver produtos e soluções que atendam aos novos requisitos.”

O Dr. Piero Mancinelli, Chefe do TechCenter para tecnologias de hidrogênio, acrescentou: “Veremos o uso industrial relevante do hidrogênio como portador de energia já em 2030 e um crescimento exponencial em aplicações nas áreas de indústria, geração de calor e mobilidade nos anos seguintes . Este amplo espectro requer esforços conjuntos de uma ampla gama de participantes. Hamburgo oferece excelentes condições para desenvolver tecnologias de hidrogênio em uma abordagem abrangente.”

A Continental em conjunto com a Renewable Energy Hamburg Clusteragentur GmbH (EEHH) organizaram um fórum sobre “Hidrogênio e Transporte” no dia 5 de Julho no Hub de Inovação localizado na fábrica da Continental em Hamburgo-Harburg. A EEHH já possui uma forte e estabelecida network de mais de 100 “players de hidrogênio”, ou seja, pequenas, médias e grandes empresas, assim como parceiros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Além disso, criou excelentes condições de estruturas por meio de atividades conjuntas para stakeholders da política local, universidades e instituições de pesquisa, lidando com tópicos no campo das tecnologias de hidrogênio, questões legais e demandas econômicas.

O hidrogênio é produzido por processos industriais e é um portador de energia que precisa ser armazenado e transportado. Atualmente, existem várias soluções para o transporte: hidrogênio comprimido com pressão de até 700 bar, hidrogênio líquido criogênico com temperaturas abaixo de 253 graus Celsius negativos, ou hidrogênio combinado com nitrogênio para obter amônia, que é novamente dividida após o transporte. Também é possível combinar hidrogênio com outros líquidos orgânicos.

Essas condições de transporte muito diferentes exigem uma infraestrutura amplamente preparada ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogênio. Para garantir que o hidrogênio chegue com segurança ao seu destino, mangueiras, tubulações, vedações e conexões, contêineres e meios de transporte devem possuir propriedades adequadas, como resistência à pressão ou temperatura, por exemplo. A seleção e desenvolvimento de materiais apropriados é um fator chave de sucesso para o futuro uso extensivo de hidrogênio. A extensa experiência técnica da Continental no manuseio de uma ampla variedade de gases e líquidos nos setores industriais clássicos, por exemplo, assim como no mercado de petróleo e gás, está agora também beneficiando a empresa no desenvolvimento de produtos completamente novos que atendem aos requisitos significativamente alterados do novos portadores de energia.