Continental apresenta nova gestão para departamento de sustentabilidade e planos para o futuro

Foto: Divulgação Continental

Anne Windberg Baarup assumiu a gestão do departamento de sustentabilidade do setor ContiTech do grupo Continental em 1º de junho de 2024. Ela é agora responsável pela direção estratégica e gestão global das atividades de sustentabilidade para o negócio industrial da empresa. Na sua nova posição, ela reporta diretamente a Claus Peter Spille, Chefe de Operações da ContiTech.

Baarup trabalha na Continental há oito anos em diversas funções. Possui ampla experiência nas áreas de tecnologia de materiais, RH e desenvolvimento organizacional. Mais recentemente, a executiva foi contratada como Chefe de Soluções de Tecnologia de Materiais para o negócio de pneus da Continental, onde promoveu ativamente a investigação e implementação de materiais sustentáveis.

“Anne Windberg Baarup desenvolverá ainda mais as prioridades estratégicas e atividades na área da sustentabilidade e garantirá a sua implementação global”, disse Claus Peter Spille, Chefe de Operações da ContiTech. “A sua experiência e conhecimento na área de materiais garantem que continuaremos a desenvolver soluções de materiais sustentáveis ​​para os vários desafios ambientais dos nossos clientes, indústrias e mercados. Para nós, como especialistas em materiais, sustentabilidade também significa selecionar os materiais certos, reunir misturas de materiais recicláveis ​​e, em última análise, fabricar os nossos produtos de uma forma amiga do ambiente. Em Anne Windberg Baarup, encontramos exatamente a pessoa certa para o trabalho.” Além disso, Anne Windberg Baarup impulsionará a expansão das instalações de produção sustentáveis ​​da ContiTech em todo o mundo.

Metas ambiciosas e medidas concretas: foco na substituição de materiais

Um foco central da estratégia de sustentabilidade da ContiTech é a substituição de materiais convencionais por alternativas mais sustentáveis. Isto inclui materiais de base biológica e, acima de tudo, materiais reciclados. “Estabelecemos o objetivo de fabricar todos os nossos produtos inteiramente baseados em materiais sustentáveis ​​até 2050, o mais tardar. Para atingir este objetivo passo a passo, aumentaremos a proporção de materiais sustentáveis ​​nos nossos produtos para 35% até ao final de 2030. Assim, continuamos consistentemente no nosso caminho e sublinhamos o nosso compromisso com uma economia circular orientada para o futuro”, afirma Philip Nelles, Membro do Conselho Executivo da Continental para ContiTech.

Atualmente, materiais sustentáveis ​​e reciclados já são utilizados em diversos produtos ContiTech, incluindo, por exemplo, couro artificial que é feito a partir de borra de café reutilizada para produzir tecidos de estofamento respiráveis. Além disso, a ContiTech desenvolveu conceitos para aumentar a proporção de materiais sustentáveis ​​em produtos existentes, como molas pneumáticas, e para reduzir a pegada de CO2 . A empresa utiliza borracha natural sustentável, óleos de base biológica e plastificantes, bem como fios de aço reciclados em vez de matérias-primas convencionais.

No âmbito das suas atividades de investigação e desenvolvimento no domínio da sustentabilidade, a empresa colabora estreitamente com parceiros ao longo de toda a cadeia de valor. A Continental está atualmente trabalhando com startups e grupos universitários da Rede de Inovação para Materiais Avançados (INAM, na sigla em inglês) para encontrar uma alternativa à borracha que possa substituir o material de base fóssil presente no fole de ar para sistemas de suspensão pneumática em autocarros, caminhões e comboios.