A Continental decidiu tomar medidas adicionais para fortalecer a competitividade do setor do grupo Automotivo. Essas medidas visam aumentar a eficiência da rede global de pesquisa e desenvolvimento do setor automotivo. Até o final de 2025, no máximo, vários dos 82 locais de desenvolvimento atuais do setor do grupo serão simplificados, suas infraestruturas existentes serão melhor utilizadas por meio do agrupamento de unidades de desenvolvimento e as sinergias nos processos de trabalho serão aproveitadas. As medidas de eficiência afetarão cerca de 1.750 empregos em todo o mundo, incluindo 380 na subsidiária de software Elektrobit. Os ajustes serão implementados gradualmente e da forma mais socialmente responsável possível, de acordo com as condições locais.
A empresa também está analisando uma consolidação de locais na região de Rhine-Main. “Estamos cientes do impacto em nossos funcionários e faremos tudo o que pudermos para encontrar soluções boas e personalizadas junto com nossos parceiros sociais”, disse Philipp von Hirschheydt, Membro do Conselho Executivo da Continental e Chefe do Setor Automotivo.
As iniciativas fazem parte da estratégia Lead – Focus – Perform apresentada em dezembro de 2023, cujo objetivo é fortalecer a competitividade de longo prazo por meio de processos mais eficientes, colaboração mais próxima e foco em áreas de crescimento particularmente promissoras. Conforme já anunciado no Capital Market Day 2023, o grupo planeja reduzir sua participação nos gastos com pesquisa e desenvolvimento (índice de P&D) para menos de 10% das vendas no médio prazo (cerca de 12% esperado em 2023) e, assim, utilizar seu P&D de forma mais eficiente. Hoje, o setor do grupo especificou sua meta de 9% até 2028. Apesar da redução no índice de P&D, os gastos absolutos com pesquisa e desenvolvimento podem aumentar com base no crescimento esperado das vendas no médio prazo.
“A pesquisa e o desenvolvimento formam a base para a inovação e o crescimento. Ao aumentar a eficiência e reunir nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento, aumentaremos a colaboração, aproveitaremos as sinergias e reduziremos os tempos de desenvolvimento, melhorando assim nossa competitividade a longo prazo. No médio prazo, concentraremos nossos recursos ainda mais em tecnologias futuras para veículos definidos por software”, acrescentou von Hirschheydt.