Continental e Amazon aceleram desenvolvimento de Software Automotivo

Foto: Divulgação Continental

A Continental ampliou seus negócios para o desenvolvimento de software automotivo: com o futuro software virtual ECU Creator (vECU Creator), desenvolvedores de fabricantes de veículos, fornecedores e terceiros poderão configurar e executar unidades de controle eletrônicas virtuais baseadas em nuvem em seus ambientes específicos de desenvolvimento para ajudar a desenvolver códigos para microcontroladores e processadores hardware que ainda não existem.

O ECU Creator virtual faz parte da estrutura Continental Automotive Edge (CAEdge), que é executada na Amazon Web Services (AWS). Ao usar vECUs baseados em nuvem, novos aplicativos ou recursos de software para veículos definidos por software (SDV) podem ser criados por OEMs de maneira mais rápida, eficiente e ágil. Isso permite que desenvolvimentos futuros sejam testados e depurados continuamente por engenheiros dentro da nuvem, ao mesmo tempo que o desenvolvimento de hardware e os ciclos de produção. O ECU Creator virtual reúne os computadores de alto desempenho da Continental e as Unidades de Controle Eletrônico com o software de produção comprovada da Elektrobit para AUTOSAR Clássico e Adaptável.

“Um ótimo veículo depende de hardware e software de qualidade. Nosso ECU Creator virtual facilitará o trabalho paralelo de nossos especialistas em software, permitindo-nos criar aplicações para veículos definido por software que aprimoram a segurança e a experiência do motorista”, disse Gilles Mabire, CTO da Continental Automotive.

Desenvolvimento do virtual para o real 

Em tempos onde fabricantes de veículos estão procurando trazer novos modelos de carros muito mais rápido para o mercado e querem continuamente oferecer atualizações de software para os clientes, os tradicionais métodos de desenvolvimento baseado em hardware-in-the-loop (HiL) e testes de software automotivo estão lentos e em escala limitada. A maioria dos problemas funcionais, de segurança e proteção podem apenas ser trabalhados quando os ECU físicos estão disponíveis. Até o momento, não existia uma ferramenta abrangente para os desenvolvedores nas fábricas de automóveis ou fornecedores de sistemas para simular, na nuvem, a performance dos recursos digitais e confirmar a compatibilidade entre carros já existentes e novas linhas antes da disponibilidade geral de hardware, o que leva a um risco elevado antes do lançamento. De acordo com estatísticas da indústria, arrumar os problemas nas fases finais pode ser 10 vezes, ou mais, mais caro. 

Colaboração com a AWS

A Continental e a AWS colaboram desde 2021. A AWS é o provedor de nuvem utilizado pela Continental para vECU Creator e seus serviços ajudam a oferecer suporte à estrutura Continental Automotive Edge (CAEdge) – uma estrutura modular de hardware e software desenvolvida pela Continental que conecta o veículo à nuvem e apresenta um bancada de trabalho virtual que oferece inúmeras opções para ajudar as montadoras a desenvolver, fornecer e manter funções de sistema intensivas em software. Isso permite que os motoristas integrem as funções que desejam durante toda a vida útil do veículo, baixando atualizações de software rápidas e convenientes.

“Oferecer o vECU Creator da Continental na AWS mudará fundamentalmente o processo de design automotivo, que, durante anos, representou o desafio de desenvolver software para veículos enquanto o hardware físico ainda não existe”, disse Wendy Bauer, Gerente Geral de Automotivo e Manufatura da AWS. “Estender nosso trabalho com a Continental por meio de ECUs virtuais e as ofertas do vECU Creator aborda diretamente um problema significativo do setor e democratiza o processo de desenvolvimento entre as montadoras e seus fornecedores. Agora, com a paridade que o vECU fornece na nuvem, as montadoras podem acelerar seu desenvolvimento e aumentar a eficiência dos testes no início do ciclo”.