Continental integra autenticação facial de forma invisível atrás do console de exibição do motorista

Foto: Divulgação Continental

A Continental lançou o Face Authentication Display (em português, Dispositivo de Autenticação Facial), um sistema de controle de acesso de dois estágios baseado no reconhecimento biométrico do usuário que usa sistemas de câmeras especiais montados externamente no pilar B do veículo e invisivelmente atrás do console de exibição do motorista. Graças à autenticação biométrica facial, o veículo abre e dá partida assim que detecta um usuário registrado. O sistema detecta de forma confiável tentativas de fraude graças à exclusiva detecção de vivacidade da trinamiX, uma das principais fornecedoras de soluções biométricas e subsidiária da BASF.

Para não prejudicar o design do interior do veículo, a Continental posicionou a tecnologia de câmera necessária atrás do console de exibição do motorista pela primeira vez, o que permite uma superfície de tela sem moldura. O design da área da tela é uma evolução da tecnologia, que ganhou um Prêmio de Inovação na CES em 2023. Uma câmera com autenticação biométrica no interior verifica se a pessoa no assento do motorista está autorizada a dar partida no veículo. Outros serviços digitais, como uma função de pagamento, também têm esse recurso. A tela OLED de alto contraste e brilho foi especialmente adaptada para que os componentes ópticos possam detectar pessoas por meio dos pixels da tela ativada. Além disso, os sensores integrados ao sistema incluem a funcionalidade de atenção confiável e detecção de fadiga.

“Para nós, a experiência do usuário é definida não apenas por aspectos funcionais e técnicos, mas também pelo apelo estético. Funções sofisticadas de conveniência e segurança, que não são visualmente perceptíveis quando em uso, são um sucesso completo para nós nesse aspecto”, disse o Dr. Boris Mergell, Chefe da Área de Negócios User Experience (UX) da Continental Automotive.

A tecnologia avançada de autenticação facial, que a Continental também integra ao pilar B do veículo, possibilita a abertura da porta do motorista sem uma chave ou outro meio de acesso. Graças a esse sistema da trinamiX, um dos principais fornecedores de soluções biométricas, o veículo é destravado apenas pela autenticação segura do motorista.

Uma câmera especial integrada ao pilar B não apenas verifica a correspondência visual com um usuário conhecido, mas também permite o reconhecimento da pele real. A dupla autenticação no exterior e no interior não representa apenas um nível adicional de segurança para proteger contra roubo, mas também possibilita, por exemplo, conceder a todos os membros da família acesso ao carro a qualquer momento, evitando que as crianças liguem o motor.

Um display adicional integrado ao pilar B permite que o usuário interaja com o veículo. Além de destravar as portas, o progresso da recarga de um carro elétrico também pode ser exibido de forma intuitiva e visualmente impressionante na parte externa quando o usuário se aproxima do veículo. Quando não está em uso, a tela, que é perfeitamente integrada ao pilar B, não fica visível e, portanto, pode ser totalmente integrada a qualquer conceito de design. Isso significa que a tecnologia “In2Visible”, desenvolvida pela Continental, também está sendo usada pela primeira vez na parte externa dos veículos.

“Transferir nossas tecnologias do interior para o exterior é um próximo passo lógico se isso nos permitir incorporar aspectos adicionais de segurança e funções de conveniência. Ao estender nosso portfólio de UX para o exterior, os fabricantes de veículos e os usuários finais se beneficiarão igualmente das novas opções intuitivas de interação”, explicou Mergell.